Anticorpo Antimicrossomal (Anti TPO)

Os anticorpos antimicrossomais foram por muito tempo, em associação com as dosagens dos hormônios tireoidianos, considerados o padrão para o diagnóstico das tireoidites auto-imunes. Hoje, podem ser substituídos pela pesquisa dos anticorpos antiperoxidase tireoidiana. A tireoperoxidase (TPO), principal enzima envolvida no procedimento de síntese de hormônio da tireóide, é uma glicoproteína, expressa apenas em células foliculares da tireóide. Ela é o principal antígeno na partícula microssomal da tireóide.

Os anticorpos antitireoperoxidase estão presentes em 4 a 9% dos adultos normais, em 57-74% dos pacientes com doença de Basedow Graves, em 99-100% dos pacientes com doença de Hashimoto ou mixedema idiopático, em 19% dos casos de tumores diferenciados de tireóide e, raramente, em pacientes com tireoidite subaguda. A prevalência de positividade em pacientes idosos (80 anos) é mais alta nas mulheres (10%) comparadas aos homens (2%).

Patologias autoimunes como lupus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, artrite reumatóide, anemia perniciosa e outras podem estar associadas à positividade para pesquisa de anticorpos anti-tireoidianos.

Confirmado por outros exames , pode ser um indicativo de infertilidade, quando constatado a hipotiroidismo.

Preparo: Jejum de 4 horas. Informar medicação em uso, em especial o uso de hôrmonios tiroidianos e anti-arrítmicos.

Valores de referência:

Normal: Até 35 IU/mL

Limítrofe: de 35 a 60 IU/mL

Elevado: >60IU/mL

Custo: R$45,00

24 Comentários

24 pensamentos sobre “Anticorpo Antimicrossomal (Anti TPO)

    • Oi Elen, o site Maternare não é feito por médicos, mas sim por uma pessoinha que está passando por todos estes exames e resolveu tentar explicar de modo mais fácil alguns deles.
      Pois bem, se o teu resultado é mesmo 206, só posso te dizer, corre pro médico menina!SE, depois quiser partilhar os resultados da consulta, dá uma passadinha por aqui, pois sempre estamos precisando de informações, bjs e boa sorte!

      Curtir

  1. After study just a few of the weblog posts in your web site now, and I truly like your method of blogging. I bookmarked it to my bookmark website record and can be checking back soon. Pls try my web page as well and let me know what you think.

    Curtir

  2. Com certeza vou me tornar uma assinante. Seu artigo é brilhante, sou muito grata por sua clareza e simplicidade em explicar este assunto. Obriga mais uma vez.

    Curtir

  3. Heya! Sólo quería preguntar si alguna vez tienes algún problema con los piratas? Mi último blog (wordpress) fue hackeado y terminé perdiendo meses de duro trabajo por ninguna copia de seguridad. ¿Tiene alguna solución para proteger contra hackers?

    Curtir

  4. Estoy impresionado por la calidad de la información en este sitio. Hay un montón de buenos recursos aquí. Estoy seguro de que volveré a visitar este lugar de nuevo pronto.

    Curtir

    • Olá Yan, para saber a interpretação do resultado do exame vc deve procurar o médico que lhe pediu o exame. O site Maternare é apenas informativo e não tem por objetivo interpretar exames ou fazer diagnósticos.
      Obrigada.

      Curtir

    • Susana, o blog Maternare não tem como objetivo fazer a interpretação de Exames, para obter esta informação a melhor coisa que vc tem a fazer é procurar o médico que lhe pediu os exames, pois ele é o profissional habilitado à interpretação dos exames e à prescrição do melhor tratamento.
      O conteúdo do blog é apenas informativo.

      Curtir

    • Oi Anizia, o Blog Maternare é apenas de conteúdo informativo, para saber o diagnóstico de seu exame vc deve levá-lo ao profissional que o requisitou, somente ele é capacitado a interpretar o seu exame.

      Curtir

    • Kelma, O Site Maternare não tem como proposta fazer diagnósticos ou analisar exames, para obter a resposta que vc procura vc deve consultar com o profissional que lhe pediu o exame.
      O Maternare é de cunho apenas informativo!

      Curtir

  5. tenho hipotiroidismo e fiz exame de anticorpo anti microssomal-tpo e o resultado foi de 46.05, isso é grave? o que significa?

    Curtir

    • Oi Vanessa, o blog Maternare é apenas de conteúdo informativo, para obter um diagnóstico vc deve procurar o profissional que lhe prescreveu o exame, somente ele é apto para interpretar o conjunto de seus exames clínicos!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s