Tiroxina Livre – T4

Hormônios tireoidianos são transportados no sangue ligados a várias proteínas de ligação. Estas incluem a TBG, a pré-albumina e a albumina. Somente 0,03% da tiroxina encontra-se não ligada às proteínas.
Hipertireoidismo e hipotireoidismo resultam de concentrações anormais de T4 livre. Encontra-se aumentada no hipertireoidismo e na Síndrome de Resistência ao Hormônio Tireoidiano. Sua concentração encontra-se diminuída no hipotireoidismo.

Os resultados podem estar inadequados na presença de autoanticorpos antitiroxina, fator reumatóide ou tratamento com heparina. Pode estar aumentado na hipertiroxinemia disalbuminêmica familiar.

Discrepâncias nos níveis de T4 entre os diversos métodos são observadas e são ainda mais acentuadas na presença de alterações extremas das proteínas de ligação, doenças não tireoidianas, anticonvulsivantes e algumas outras drogas.

 O uso de heparina pode elevar o resultado do teste de T4 livre.

Valores de Referência:

Eutireoidismo: 0.89 – 1.76 ng/dL

Hipotireoidismo: < 0.89 ng/dL

Hipertireoidismo: > 1.76 ng/dL

Preparo: Jejum de 4h. O paciente deve informar os medicamentos tomados nos últimos 30 dias, especialmente hormônios tiroidianos e amiodarona. Caso esteja utilizando hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® ou Synthroid®), o cliente precisa fazer a coleta antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.

Custo: R$40,00

15 Comentários

15 thoughts on “Tiroxina Livre – T4

    • Oi Cassi, para saber se vc tem chances de engravidar ou não vc deve procurar um especialista em fertilidade. mas, pelo que tenho acompanhado, pessoas com problemas de Tireoide podem sim engravidar, desde que sigam um tratamento adequado. Procure um médico e faça uma avaliação completa de fertilidade!Obrigada pela visita!Volte sempre!

      Curtir

  1. Meu exame deu Tiroxina livre 1,31 ng/dl e TSH 5,411mcUI/ml …. o que seria? Marquei Endo mas a consulta esta mto longe e estou preocupada. poderia me dizer se esta mto alterada? obrigada.

    Curtir

    • Querida Janaína, este blog não tem como objetivo prestar apoio médico, ele é apenas e tão somente um blog informativo, não é feito por médicos, enfermeiros, farmacêuticos ou por pessoas ligadas a área da saúde..Por que vc não tenta marcar uma consulta com um clínico geral ou com um ginecologista…bjs

      Curtir

  2. olá fiz esse exame e o meu deu 0,92 e ta assim
    Gestante 1º trimestre- 0,47 a 1,27
    2º trimestre- 0,40 a 1,08
    3º trimestre- 0,45 a 1,23
    sabe me dizer o q o gestante tem a ver com esse resultado? se a pessoa pode estar gravida?

    Curtir

    • Oi Gel, o propósito do blog, não é interpretar exames, até porque não é feito por médicos. O que podemos dizer é que os exames de tireoide são feitos para averiguação de problemas na tireiode..E, no caso aqui do blog é abordado o fato destes resultados serem relacinados à infertidade.
      Durante a gestação, bem como antes dela, todos os resultados devem ser debatidos com o médico responsável, ele é o profissional competente para interpretar o resultado do seu exame!
      Não seria melhor vc fazer um exame de gravidez?

      Curtir

    • Olá boma dia! Gel estou com o resultado do meu exame bem parecido com o seu. Estou preocupada, mais não vou poder ie ao medido agora,me tira uma duvida? Onde fala gestante, vc esta gravida?? Estou com essa duvida,tem alguma coisa a ver com gravidez ??

      Curtir

      • Olá Kelly, todo o exame de Laboratório que possui os parâmetros. Ex: Gestante, Mulheres não grávidas, Homens, crianças…Onde há Gestante quer dizer grávida, são sinônimos.
        Agora cuidado, há exames em que os resultados podem ser normais tanto para gestantes quanto para não gestantes.
        É sempre indicado que vc leve seus exames ao médico, pois só ele é habilitado a lhe dizer com base na análise de seus exames se vc está grávida ou não. Vc jamais deve levar em consideração exames de outras pessoas para fazer diagnóstico, ainda mais exames de Tireoide…

        Curtir

    • Sandra, o Bog Maternare ão tem escopo de fazer diagnósticos, ele é apenas de conteúdo informativo. Se vc tem dúvidas a respeito e seu tratamento o meis correto seria procurar um utro profissional e ver oq ue ele te dirá. bjs

      Curtir

    • Oi Josi, o site Maternare é apenas de cunho informativo, não tendo por objetivo e nem podendo fazer diagnósticos e interpretações de exames. Para tanto, vc deve procurar o profissional que lhe pediu o exame.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s