Ultrassonografia Pélvica Transvaginal Seriada

Através deste exame, que é repetido algumas vezes durante o ciclo ovulatório, pode-se prever a Rotura do Folículo e estabelecer o Coito Programado, que é a determinação, através de acompanhamento médico do ciclo menstrual, do melhor momento para o casal ter relações sexuais para que se consiga a gravidez. Com esse acompanhamento é possível prever qual o dia do ciclo que a mulher tem a maior chance de engravidar .

Nos momentos que antecedem a ovulação, o folículo atinge seu tamanho máximo, mais ou menos 20 mm, formando um pequeno cisto (cisto funcional). Com a ovulação, este cisto se rompe e o óvulo é encaminhado para o útero, através da trompa uterina, onde deverá ser fecundado, passando a se chamar embrião. Como saber quando isto irá acontecer?

No segundo ou terceiro dia do ciclo, quando a mulher ainda está menstruada, é realizado o primeiro ultra-som transvaginal. A paciente não deve ficar preocupada com o desconforto do sangue menstrual, pois os médicos estão acostumados a realizá-lo nesta fase. Neste exame será verificado se o ovário não tem nenhum cisto remanescente do ciclo menstrual anterior e se no interior do útero não existem pólipos, miomas ou tecido endometrial em excesso. Nos ovários devem ser encontrados somente alguns pequenos cistos que medem no máximo 6 milímetros, chamados de folículos primordiais. Dentro deles existem óvulos que sairão na época da ovulação. Se esse primeiro exame estiver em ordem, poderá ser iniciado o controle ovulatório para se determinar o dia provável da ovulação.

Tanto o(s) folículo(s) quanto o endométrio deverão crescer progressivamente. O(s) folículo(s) que tem óvulo(s) no seu interior deverão chegar a um diâmetro médio de 18mm na época da ovulação e o endométrio deverá alcançar a espessura de 7 a 10mm nesta mesma época. O exame de ultrassom, iniciado no 3o dia, é repetido a cada dois ou três dias para acompanhar a evolução. Quando o(s) folículo(s) alcançare(m) a dimensão aproximada de 18mm, será aplicada uma medicação chamada HCG que provoca a maturação do óvulo e a sua saída do interior do folículo para o exterior do ovário, devendo, a seguir, ser capturado pelas tubas. No interior destas, o óvulo será fertilizado pelos espermatozóides que vieram através de uma relação sexual normal. Por isso, é chamado de “coito programado”, pois com esse acompanhamento é possível predizer ou programar o melhor dia para o casal ter relações sexuais. Este procedimento, até certo ponto, se assemelha muito ao utilizado na FIV e na Inseminação Artificial.

10 Comentários

10 thoughts on “Ultrassonografia Pélvica Transvaginal Seriada

  1. thanks for a great time visiting your site. it’s really a pleasure knowing a site like this packed with great information.

    Curtir

    • Oi Tatiana, para saber o perído certo para fazer a ultrassonografia, a melhor coisa é se aconselhar com o médico que lhe pediu o exame, ele sabe direitinho o dia certo de fazer.Mas, vc também pode entrar em contato com o médico da clínica e se aconselhar com ele.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s