Higiene Oral: Boca saudável é sinônimo de Fertilidade!

Estudos recentes comprovaram que a saúde bucal afetaria a fertilidade masculina e feminina. Treinantes, de ambos os sexos, com gengivas doentes apresentam níveis elevados de marcadores para inflamação no sangue, ou seja, as bactérias entram em sua corrente sanguínea e chegam a outros lugares do corpo onde produzem toxinas causadoras de inúmeras enfermidades. Portanto, o problema se não tratado de logo, desencadearia uma série de reações capazes de prejudicar o funcionamento correto do corpo, tais como: doenças cardíacas (endocardite), AVC, agravamento da Osteoporose, diabetes do tipo 2, baixa qualidade do esperma, disfunção erétil, abortos de repetição, parto prematuro, pré-eclâmpsia e também faria com que as mulheres demorassem cerca de 2 meses a mais para engravidar.

A Doença periodontal mais comum é a gengivite, um inflamação causada, principalmente, pela bactéria Streptococcus mutans, que se não tratada correta e rapidamente pode evoluir para a periodontite, um infecção que pode destruir os dentes, os ossos e os ligamentos que suportam os dentes. As causas principais do distúrbio são a Placa Bacteriana e o Tártaro que, quando não eliminados correta e periodicamente, formam uma cunha entre o dente e a gengiva que forma bolsas gengivais com condições ideais para o crescimento das bactérias responsáveis pela inflamação das gengivas.

São seus sinais de alerta: a) sagramento das gengivas durante a escovação dental, ao toque ou durante as refeições; b) inchaço ou sensibilidade nas gengivas; c) o aparente prolongamento dos dentes devido a retração das gengivas; d) frequente sensação de mau sabor; e) Halitose (mau hálito).

Para a maioria dos pacientes um tratamento de profilaxia periódico em forma de limpeza profissional realizada por odontólogo ou por um higienista bucal em conjunto com uma boa higiene oral diária é a melhor forma de prevenção. Entretanto se a doença já estiver instalada, deverá ser feita a descontaminação das superfícies das raízes e a limpeza das bolsas gengivais, normalmente mediante anestesia local; e, neste caso, o tratamento durará em média de 2 a 4 sessões.

Quanto às grávidas, fiquem tranquilas, hoje qualquer tratamento odontológico pode ser realizado durante a gestação, havendo um consenso na literatura a respeito do 2º trimestre ser o período ideal para sua realização, já que é nesta fase que a gestante encontra-se mais estável. Mas, fique atenta futura mamãe, radiografias, anestésicos, medicações contra a dor e antibióticos (especialmente a tetraciclina), não devem ser utilizados durante o 1º trimestre da gestação, a não ser se absolutamente necessários. Se, uma consulta de emergência surgir em seu caminho, avise o consultório da gravidez e fale para o profissional responsável por seu tratamento sobre quaisquer distúrbios (abortos espontâneos anteriores, tratamentos para infertilidade, etc) e também mantenha-o a par sobre os medicamentos que esteja utilizando. Leve consigo o número do seu médico e peça para que o odontólogo entre em contato com ele. (pesquisas demonstraram que a terapia periodontal aplicada em gestantes pode reduzir em até 3,8 vezes o risco de partos prematuros!)

Para finalizar, treinantes, sempre tenham em mente que o corpo deve ser tratado com um todo, portanto mantenham a boa saúde bucal sempre: 1) Faça uma dieta alimentar com baixa ingestão de sacarose, bebidas gasosas e/ou ácidas. E, inclua alimentos ricos em Omega 3; 2) Escove os dentes sistemática e periodicamente (no mínimo 2 vezes ao dia) e use o fio dental; 3) Use enxaguatórios bucais e pasta de dentes com flúor; e, claro, visite seu dentista regularmente!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s