Zoladex: de monstro a herói (Efeitos Colaterais)!

Assim que a treinante 1 foi informada por sua médica que teria que fazer uso de Zoladex. Ela foi para casa e buscou informações em blogs e fóruns sobre a medicação. Sim, até mesmo eu fui atrás de informações a respeito do medicamento, depois de falar com a treinante em questão.

Sim, o Zoladex é uma solução temida e por muitas pessoas renegada, afinal se todos lerem a bula ficarão apavorados com os tão temidos efeitos colaterais dele. Bem, no dia em que nossa treinante se auto-aplicou a injeção, pedi a ela que entrasse em contato contato sobre suas impressões ao longo dos 3 meses de vigência do tratamento, que agora ficamos sabendo que se prorrogará por mais 3 meses.

Óbvio que em se tratando de um medicamento que induz o corpo a um estado de menopausa precoce temporária, todos aqueles sintomas que nossas mães e avós relatam quando entram neste estágio de suas vidas podem ser frequentes e recorrentes, dentre eles, exporei aqui todos aqueles que surgiram e os outros que passaram em branco, seguindo o mais fielmente possível a bula. (N: Não) (S: Sim)

Anafilaxia (N): reação alérgica sistêmica, severa e rápida a uma determinada substância, chamada alergénico ou alérgeno, caracterizada pela diminuição da pressão arterial, taquicardia e distúrbios de circulação sanguínea.

Artralgia (S):  é a sintomatologia dolorosa associada a uma ou mais articulações do corpo. Os sintomas associados à condromalacia patelar se intensificaram.

Rashes cutâneos (S): se considerarmos manifestações de  desidrose como rashes cutâneos, ao final do 3º mês de aplicação houve uma manifestação severa de desidrose nos pés e nas mãos.

Hipotensão/Hipertensão (N): alterações na pressão sanguínea.

Sintomas no trato urinário inferior (S): houve o desenvolvimento anormal da bactéria Gardnerella vaginalis.

Letargia (N)

Dor (piora nos primeiros 30 dias) (N): apesar da treinante ter sido informada que o ciclo imediato à aplicação do Zoladex poderia ser mais doloroso ainda que os anteriores. Este processo não foi observado, sua menstruação cessou de imediato e ela não tem experenciado nenhum tipo de dor relacionada á endometrise.

Edema (N): antes mesmo do Zoladex, a treinante enquanto no período menstrual vivenciava edemas severos, chegando a ganhar 4Kg (inchaço) durante os famigerados dias). Após o Zoladex o inchaço reduziu bastante, mas mesmo sem menstruar, nos dias em que deveria vir a menstruação ela continuou tendo um pouco de edema.

Infecção do trato respiratório superior (S): fazia mais de 5 anos que a treinante não tinha gripes ou resfriados, neste ano mesmo tendo se vacinado, acabou por ficar de cama cerca de 4 dias e outros 10 para se recuperar completamente de uma gripe e de uma otite.

Sudorese (N)

Anorexia (N)

Doença pulmonar obstrutiva crônica (N)

Insuficiência cardíaca congestiva (N)

Tontura (S)

Insônia (N)

Náusea (S): no início do tratamento.

Depressão (S)

Cefaleia (S)

Inchaço e intumescência das mamas (N)

Ondas de calor (S): sendo que o mais interessante é que a treinante relatou que os fogachos sempre ocorriam nas mesmas horas do dia. Apesar de não haver um padrão, no caso de nossa treinante, além deles serem pontuais, eles costumavam subir do peito para a cabeça, com duração de poucos minutos. No inverno é uma beleza, pois o parceiro praticamente morre torrado na cama; Todos ficam te olhando na rua, afinal tá o maior frio e você está de manga curta!

A ginecologista de nossa treinante disse, que o stress, o estilo de vida e a dieta de nossa treinante estavam afetando diretamente sua relação com este sintoma. E, portanto, seria melhor que ela alterasse sua dieta, deixando de comer leite e derivados (substituindo-os por alimentos a base de soja, mas sem exageros), medida que segundo ela trouxe efeitos muitos bons; ainda, deveria cortar açúcares e refrigerantes, álcool e cafeína, passando a ingerir água de coco e água/sucos em temperatura ambiente (sim, pois bebidas geladas costumam aumentar a temperatura corporal). E, também cortou da dieta carne de franco (muito hormônio) e sugeriu a ingestão de frutas frescas com granola, nozes, amêndoas, castanhas, amendoins, pistaches, etc.

Alteração da libido (S): apesar de em um primeiro momento a libido ter aumentado, ela caiu drasticamente durante o segundo mês e foi acompanhada de secura vaginal.

Síndrome de hiperestimulação ovariana (S): no primeiro mês de Zoladex.

Dor nas costas (S): o pior de todos os sintomas, sempre que se aproxima a data de que deveria ocorrer a menstruação, há dores dorsais intensas como se houvesse ocorrido uma contratura. No primeiro mês de tratamento  a treinante ficou de cama 2 dias e teve que fazer uso de Tramal.

Hoje, passados 3 meses da data da primeira aplicação do Zoladex, nossa treinante está tranquila em dizer que valeu a pena, Zoladex é o seu herói. Durante todo este tempo, ela cuidou da alimentação (aprendeu a tomar ADES), fez exercícios físicos regulares (pilates), procurou por tratamentos alternativos (homeopatia, Terapia floral e acupuntura). E como resultado: estabilizou seu peso, ganhou massa muscular (voltou a entrar em um vestido 38), se livrou da acne, superou alguns medos e está feliz por poder compartilhar todas as suas experiências e emoções com vocês! Até a próxima, afinal o tratamento continua…

18 pensamentos sobre “Zoladex: de monstro a herói (Efeitos Colaterais)!

  1. excellent post. fascinating reading. i’d be happy to have you submit your article links for any future postings such as these you feel might be useful for your readership. <

    Curtir

  2. Tenho 29 anos e faço uso do Tamoxfeno, o meu oncologista disse que no próximo mês iniciarei o uso do Zoladex. Confesso que de inicio fiquei desesperada, pois pensei que iria aumentar o inchaço(aumentei 10 kgs com o Tamoxfeno), só que lendo esse post, vi que o Zoladex não causará inchaço. Obrigada por nos fornecer tais informações. Agora sim, estou mais tranquila. Bjus. Elenice – São Paulo

    Curtir

    • Oi Deise, conversei com uma de nossas treinantes que fez uso de zoladex. E ela não teve nenhum tipo de dor com o uso da medicação (usou por 6 meses). Vc já conversou com o seu médico a respeito de fazer exames de detecção de artrite?

      Curtir

    • Tomei apenas 1 dose a mais de 4 meses atras , parei devido meu cabelo estar caindo muito , enjoos terríveis , ondas de frio e calor o tempo todo , pressão alta , quase 5 meses depois e ainda náo menstruei , muitas dores nos nervos , articulaçóes ainda sinto .
      Ainda não fíz exames para saber o resultado , mais creio em Deus que todo este sofrimento não foi em vão , me vejo curada e liberta desta maldição chamada mioma , graças a Deus !!!

      Curtir

  3. oiii!!! Gostei muito do post! Minha esposa tem mioma submucoso e precisou fazer o tratamento com zoladex de 3,6. Como conseguimos pelo SUS, ela tomou o de 10,8. Se alguém tiver interesse, estamos vendendo uma dose de 3,6 bem conservada por 500,00. o valor ta baixo pq nós não queremos perder a injeção. contato por e-mail: ramomargolo@gmail.com ou tataymacedo@hotmail.com

    Curtir

  4. Oi boa tarde !
    Tomei minha ultima e terceira dose em maio mais ainda me sinto muito mal ,são muitos calorões dor de cabeça,choro por qualquer coisa ,fora minha barriga que parece de gestante de 6 meses.
    estou mal não tenho apoio de ninguém ainda tem gente que fala que finjo.
    gente estou me sentindo um nada.

    Curtir

  5. Bom Dia! Gostaria de saber depois de quanto tempo voltou a menstruação, visto que tomei duas doses, a última foi no dia 07/07/2015 e até a data de hoje 01/02/2016 não veio nada. E ainda continuo com todos os efeitos colaterais: inchaço, sudorese, fogachos, dores na mama e outros.

    Curtir

    • Gisele, o site Maternare é apenas de cunho informativo, cada paciente reage de forma diferente às medicações e, portanto, vc deve procurar o profissional responsável pelo seu tratamento para perguntar a ele se suas reações são normais. Obrigada.

      Curtir

  6. Olá em junho do ano passado tive uma forte dor na barriga fiz exame e deu um cisto hemorrágico meu médico disse q eu teria q fazer uma vídeo fiz a vídeo uns 15 dias depois quando voltei no médico o resultado da biópsia é endometriose ele disse q eu teria q fazer o uso de zoladez 10.08 tomei duas doze e até já vai fazer cinco meses da última aplicação e nada da minha menstruação vim , eu e meu marido estamos tantando engravidar meu médico me deu um ano se eu n conseguir vou ter q fazer a fiv , alguma de vcs conseguiu engraviadar mesmo se a menstruação vir ele( médico) disse q eu tenho chances mais acho impossível, alguém pra me dar uma luz.

    Curtir

    • Oi Bruna, o site maternare é apenas de cunho informativo, para que vc tenha estas ou outras dúvidas solucionadas seria melhor entrar em contato com o profissional que lhe prescreveu o tratamento ou se não estiver satisfeita com o atendimento melhor mesmo seria que você procurasse uma consulta com outro profissional da área, de preferência um especialista em endometriose ou infertilidade.

      Curtir

  7. Boa tarde!
    Após ressonância magnética tive o diagnóstico de ADENOMIOSE. Fui num médico especialista em endometriose e infertilidade e ele me prescreveu o zeladex. Eu não tenho dores, o fluxo não me incomoda. Quero engravidar, pois perdi uma gravidez em janeiro/16.
    Minha dúvida, alguém conseguiu engravidar após o zeladex?
    Obrigada

    Curtir

  8. Olá querido Leitores
    Tomei Zoladex 3,6 por seis meses pra tratar de uma pós cirurgia de Endometriose profunda forma 6 aplicações ou redor do umbigo nossa era de dar medo tenho algumas marquinha ainda porém meu Amado Dr:Theillo especialista Obstetra Ginecologista sempre aplicou de uma forma quer foi super fácil…Não sentia mais aquele medo da 1aplicação. No meu organismo o Zoladex agiu muito bem só em não ter as insuportável dores de cólicas já estava valendo. Hoje já se passou 2 meses das últimas 6 aplicações já voltei a menstruar e senti pouca cólica tipo normal agora. Estou na fila da maternidade bem esperando meu dia chegaaa .Estarei fazendo novas consultas pois o De pediu pra volta depois de 2 meses pra fazer exames mais ai a visitinha veio então tenho q esperar ela ir embora para inicia outra parte da minha História bem Zoladex me fez bem já tenho um ano pós cirurgia e tratamento com Zoladex …

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s