Pílula de Uso Contínuo (Gestinol 28) e Ômega 3

Você sabia que o uso contínuo de Gestinol 28 em pacientes portadoras de miomas uterinos, de endometriose ou de adenomiose está associado ao sangramento uterino em 30% dos casos, nos primeiros 6 meses de uso?

Apesar do mecanismo do sagramento uterino irregular, durante o uso da contracepção contínua (Gestinol 28), ainda não ser conhecido, os especialistas já sabem que a ativação da inflamação do endométrio (Enzima COX-2), tanto na glândula endometrial quanto no endométrio decidual, tem um papel importante no desenvolvimento do sangramento.

A ativação da Enzima COX-2 levaria também ao aumento das produção de prostaglandinas pró-inflamatórias como a Prostaglandina E2 que na grande maioria dos casos levaria ao sangramento e à dor. O mecanismo pelo qual a Enzima COX-2 é ativada no endométrio provavelmente está relacionado a uma redução nos níveis de receptores de progesterona no endométrio, levando assim à ativação da inflamação e da Enzima COX-2.

Do mesmo modo que ocorre nos outros tecidos, no endométrio a inflamação é regulada pelo Fator de Transcrição Nuclear NF-Kapa B e a ação anti-inflamatória da progesterona é mediada através da inibição da ativação deste fator.

O gestodeno presente no Gestinol 28 inibe o Fator de Transcrição Nuclear NF-Kapa B no endométrio e então as pacientes param de menstruar. A contrário senso, se as pacientes apresentarem sangramento uterinos durante a utilização de Gestinol 28, o Fator de Transcrição Nuclear NF-Kapa B permanece ativo e isto deflagaria a inflamação no endométrio.

O Ômega 3, ácido graxo extraído dos peixes de água fria é um inibidor natural do Fator de Transcrição Nuclear NF-Kapa B e tem sido utilizado com sucesso nestas pacientes, reduzindo significativamente a incidência do sangramento durante o uso do Gestinol 28. Nas pacientes que não fizeram o uso de Ômega 3, a incidência de sagramentos nos 4 primeiros meses de tratamento foi de 38%, enquanto que naquela s que fizeram uso a taxa ficou em 3%.  O desaparecimento da dor foi relatado por cerca de 58% das pacientes que somente utilizaram o Gestinol 28, contra 97% daquelas que ingeriram também o ômega 3 diariamente.

Portanto, restou demonstrado que o uso associado de Gestinol 28 e Ômega 3 reduziu a incidência de sangramentos irregulares e a dor durante os primeiros meses de uso de Gestinol 28 por longos períodos de tempo.

6 pensamentos sobre “Pílula de Uso Contínuo (Gestinol 28) e Ômega 3

    • Gabriela, há vários tipos de Omega 3, com dosagens diferentes, o que importa é a quantidade de EPA e DHA. E, para cada pessoa estas quantidades devem ser ajustadas conforme as necessidades específicas de cada um. A melhor coisa que vc tem a fazer é consultar um médico ou um nutricionista antes de começar a ingerir qualquer vitamina ou suplemento alimentar.

      Curtir

  1. estou preocupada desde o dia 9 estou tomando o gestinol 28 e nao para de sangrar e normal estou na primeira cartela.

    Curtir

  2. Olá meu nome é Daniele tomo gestinol 28 há 10 anos .
    Desde de que descobri que tinha endometriose profunda durante anos sofri com essa doença fisicamente,psicologicamente e socialmente que atrapalhou muito a minha vida.Pois meu diagnóstico foi tardio e não posso engravidar.
    Tenho escape quando esqueço de tomar a pílula por 3 dias ou quando tomo qualquer tipo de antibióticos.
    Quando tenho um abalo emocional muito grande mas é normal.
    Mas não sinto mais nada com relação a endometriose vou voltar ao médico para saber se devo continuar ou suspender o uso pois já tomo há muitos anos.

    Curtir

  3. Eu já tô na 3cartela e não paro de sangrar já procurei minha médica ela. Me disse k é normal mais. Eu. Não aguento mais será k não vai para nunca. Esse sangramento

    Curtir

Deixe um comentário