Nosso padrinho morreu – RIP Dr. Robert Edwards

É com pesar que o Maternare reporta a morte de Robert Edwards, 87 anos, durante o sono e após uma longa e debilitante doença.

Dr. Edwards foi o pioneiro e co-criador da Fertilização in Vitro, era um pesquisador britânico e Prêmio Nobel de Fisiologia e Medicina em 2010. Nascido em 27 de setembro de 1925 na localidade de Batley, perto de Leeds, no norte da Inglaterra, serviu no exército britânico de 1944 a 1948, antes de iniciar seus estudos de biologia na Universidade de Bangor, em Gales, e depois em Edimburgo, na Escócia, onde se doutorou em 1955 com uma tese sobre o desenvolvimento embrionário dos ratos.

Depois de um primeiro emprego no Instituto Nacional de Pesquisa Científica em Londres, começou a trabalhar em 1963 na Universidade de Cambridge, onde, cinco anos mais tarde, viu pela primeira vez a vida ser criada fora do útero.

Durante toda sua vida dedicou-se ao desenvolvimento da técnica que permitiu o nascimento do primeiro bebê proveta, a britânica Louise Brown, que veio ao mundo em 1978, e também revolucionou o tratamento da esterilidade através da reprodução assistida. Foi ele quem descobriu como extrair o óvulo do corpo da mulher, descreveu os períodos nos quais o óvulo está preparado para ser fertilizado e desenvolveu a técnica para que os espermatozoides se ativem e fecundem o óvulo.

Em 1980, Edwards e Patrick Steptoe fundaram a Bourn Hall, a primeira clínica de fertilidade do mundo, onde continuaram aperfeiçoando seu procedimento com mais de 10 mil bebês nascidos. Desde então, no mundo todo mais de 4 milhões de pessoas nasceram graças à fecundação in vitro.

O Blog Maternare faz aqui sua homenagem, a este que foi sem dúvida brilhante e será sempre o padrinho espiritual de muitos dos bebês de nossas treinantes.

Obrigada Dr. Robert Edwards, sem seus esforços nosso maior sonho jamais se tornaria realidade!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s