Maca Peruana: um Superalimento contra a Infertilidade!

Quanto mais a ciência estuda, mais se descobre o que a natureza pode oferecer aos seres humanos para garantir melhorias na saúde e no bem-estar. Muitas plantas que foram simplesmente esquecidas, atualmente começam a ser reconhecidas por suas propriedades benéficas ao nosso organismo.

A Maca Peruana (Lepidium meyenii) é uma raiz parecida com o nabo. Cresce a quase 4 km de altitude, acima do nível do mar, e só é encontrada no alto da Cordilheira dos Andes do Peru e Equador.

Por mais de dois mil anos, os nativos usavam a raiz de maca como comida e medicamento para promover fertilidade, resistência, energia, vitalidade e virilidade sexual.

Conta a história que os espanhóis conquistaram a área das montanhas dos Andes e tão logo se mudaram pra lá, começaram a perder interesse sexual. As mulheres e os homens passaram a sofrer de esterilidade e falta de libido devido à grande altitude. As mulheres não ficavam mais grávidas, e quando conseguiam, não levavam as gestações adiante.

Seus cavalos, cães e mulas também pararam de se reproduzir. Até que eles perceberam que o povo nativo, suas lhamas e outros animais se reproduziam bem e não tinham problemas com libido.

A razão disso era que o povo nativo e seus animais comiam uma raiz que crescia somente no alto das montanhas. As pessoas secavam, transformavam em pó e cozinhavam com a comida regularmente.

Os espanhóis começaram a comer e alimentar os animais com maca e então descobriram o que os indígenas já sabiam há anos. A libido voltou aos homens, seus animais voltaram a ter energia, as mulheres e fêmeas engravidaram e levaram suas gestações até o fim.

Como funciona:

Ela tem uma gama de nutrientes importantes, tais como: aminoácidos, carboidratos, fibras, cálcio, ferro, magnésio,ômegas 3 e 9, fósforo, potássio, zinco, selênio e vitaminas B1, B2, C e E. Ela também é conhecida com Ginseng Peruano, uma das raízes mais fortes em forma de alimento.

A Maca é um alimento nutritivo ao sistema endócrino, auxiliando no funcionamento das  glândulas pituitária, suprarrenal, tireoide e hipotálamo que são responsáveis pelo equilíbrio hormonal. Ela age diretamente nos hormônios chave, tanto dos homens quanto das mulheres, mesmo sem conter hormônios em sua composição.

Ela ajuda a estimular e alimentar a glândula pituitária, agindo como um tônico para o sistema hormonal. Quando esta glândula funciona corretamente, todo o sistema endócrino se mantém equilibrado, pois ela controla a produção de hormônio das outras glândulas.

Nas mulheres, a maca controla os níveis de estrogênio. Quando este hormônio aumenta ou abaixa muito nos períodos errados, ele impede a mulher de ficar grávida ou de levar sua gestação até ao fim. O excesso de estrogênio também faz com que a progesterona fique baixa demais. Tomar maca pode ajudar a aumentar os níveis de progesterona que são essenciais para uma gestação saudável.

Alguns estudos relacionam a combinação de vitaminas do complexo B, zinco e vitamina E com a formação dos hormônios sexuais do organismo, melhorando problemas de falta de libido e infertilidade. A Maca Peruana também apresenta fitoquímicos como os alcaloides, que contêm características semelhantes ao estrogênio e às prostaglandinas, fazendo que a raiz atue na regulação das funções sexuais.

O excesso de estrogênio nos homens produz disfunção erétil e falta de libido, baixa contagem de espermatozoides e pouca produção de líquido seminal.

Benefícios:

→ Aumenta o volume de líquido seminal, melhora a contagem de espermatozoides por ejaculação e a motilidade espermática.

→ Melhora a qualidade dos óvulos e Diminuição da mortalidade dos embriões.

→ Promove o equilíbrio hormonal do estrogênio e da progesterona.

→ Aumento do desejo Sexual e da libido.

→ Alívio do Stress e da Ansiedade.

→ Alívio dos Sintomas da TPM e da Menopausa (alívio das ondas de calor).

→ Redução do Apetite e do Inchaço.

→ Auxiliar no tratamento da Diabetes e na sua prevenção: diminuição da velocidade de absorção da glicose e evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez.

→ Controle dos Níveis de Colesterol Sanguíneo.

→ Controle da Hipertensão Arterial: ação vasodilatadora.

→ Auxiliar no tratamento da Anemia Ferropriva.

→ Aumento da força e da Resistência Muscular: aumenta os níveis de proteínas totais e albumina sérica no organismo auxiliando no ganho de massa muscular.

→ Auxiliar no tratamento da Osteoporose.

→ Auxiliar na prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares.

→ Aumento da Imunidade: devido a presença da Arginina.

→ Promove um sono descansado.

→ Melhora a memória e a função cerebral.

→ Retarda o processo de envelhecimento.

→ Detém a queda do cabelo e fortalece as unhas.

Indicações:

→ Óvulos de má qualidade.

→ Endometriose.

→ Síndrome dos Ovários Policísticos

→ Abortos de Repetição

→ Preparo para FIV ou IA.

→ Infertilidade devido ao Stress

Como tomar:

A maca é encontrada em suplementos e pó ou em cápsulas.

Em pó, deve ser misturada a outros alimentos, na quantidade de 1 colher de sopa rasa, diariamente. Algumas pessoas tem reclamado do gosto enjoativo e meio adocicado.

Em cápsulas, é encontrada na quantidade de 500 a 550 mg, sendo que a dosagem mínima diária é de 500mg e a máxima de 1200 mg. Tomar sempre uma cápsula 30 min. antes das principais refeições.

Todo e qualquer fitoterápico deve ser prescrito por um profissional habilitado e nas quantidades adequadas para o paciente, sempre após a análise de exames laboratoriais.

Contra-Indicações:

Exceto para os alérgicos à planta, a maca peruana não possui contra-indicações nem interações.

Ela está contra-indicada para as pessoas que consomem hormônios, porque pode acrescentar o efeito hormonal ou inibi-lo. Os casos mais frequentes são as mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou terapias de substituição.

A erva não possui restrições de uso durante a gravidez. Na verdade, a maca-peruana mantém os níveis de progesterona alta e os hormônios em equilíbrio, o que é benéfico para uma mulher grávida que está em seu primeiro trimestre de gestação. A grande quantidade de sais minerais, aminoácidos e vitaminas na raiz também a tornam um suplemento pré-natal nutricional.

Alguns efeitos colaterais podem ocorrer ao iniciar o uso do pó de maca em virtude dos sintomas de desintoxicação (diarreia), principalmente em pessoas acostumadas a consumir somente alimentos processados e cozidos.

Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação médica.

Anúncios

4 pensamentos sobre “Maca Peruana: um Superalimento contra a Infertilidade!

  1. Faço uso de duphaston . Fui diagnosticada com ovários policistico e quero engravidar. Posso fazer uso da maca peruana? Se sim , como devo usar?

    Curtir

    • Olá Joelma, antes de fazer us de qualquer suplemento alimentar o correto seria vc procurar a sua ginecologista e/ou uma endocrinologista fazer um check-up completo e levar os resultados a uma nutricionista, somente estes profissionais podem lhe dizer se vc deve e/ou pode fazer uso da Maca Peruana e lhe indicar corretamente a dosagem dela.

      Curtir

    • Sim, isto mesmo, a Maca Peruana está contra-indicada para as pessoas que consomem hormônios, porque pode acrescentar o efeito hormonal ou inibi-lo. Os casos mais frequentes são as mulheres que tomam anticoncepcionais orais ou terapias de substituição.

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s