Ácido Fólico para Os Treinantes, Já!!!

Estima-se que de 1% a 4% dos espermatozoides de um homem saudável têm cromossomos demais ou menos do que o normal – um distúrbio conhecido como aneuploidia, e que causa erros durante a divisão celular. As suas causas ainda não são totalmente compreendidas pelos cientistas mas se estes espermatozoides anormais fertilizarem um óvulo normal, provocarão um aborto natural ou criarão um feto com distúrbios cromossômicos.

Um estudo americano analisou amostras de espermatozoides de 97 homens saudáveis, não-fumantes, com idades entre 22 e 80 anos, e entrevistou-os para saber sobre sua ingestão de zinco, ácido fólico, vitaminas C e E e beta-caroteno.

Depois de levar em conta fatores como idade, consumo de bebidas alcoólicas e histórico médico, os cientistas constataram que os homens com maior ingestão de ácido fólico tinham um nível 19% mais baixo de espermatozoides com número anormal de cromossomos em relação aos homens que ingeriram uma quantidade moderada do nutriente, e 20% menor em relação a homens com baixa ingestão de ácido fólico.

Outro estudo (considerado um dos mais completos sobre o impacto da alimentação na produção de espermatozoides), também americano, realizado com 103 homens, sugeriu que a ingestão de nutrientes como ácido fólico, encontrado em alimentos como os brócolis e o espinafre, e de zinco, presente sobretudo nas ostras, eleva a produção das células sexuais masculinas.

Durante 26 semanas, 103 homens considerados inférteis complementaram suas dietas com doses extras destes nutrientes. Ao fim, observaram um aumento de 74% no número de espermatozóides. Ao final do processo, ficou constatado que o zinco, atuante também na síntese do DNA (responsável pela transmissão dos caracteres hereditários), facilita a absorção do ácido fólico pelo organismo.

Portanto, uma dieta rica em ácido fólico (400mcg diárias) pode prevenir a produção de espermatozoides com defeitos cromossômicos, pois ele é o nutriente necessário durante a síntese de DNA, RNA e Proteínas, ou seja, ele é altamente necessário à produção de novas células.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s