Anti Cardiolipina IgA, IgG e IgM

Sinônimo: Antifosfolipideos, ACL IgA IgG e IgM

Resultado: 24 horas

Coleta: Jejum não obrigatório.

Código do SUS: 0202030253 (IgG e IgM)

Código CBHPM: 4.03.06.13-5

Interpretação:
Investigação de pacientes com achados clínicos de síndrome de anticorpo fosfolípide (tromboses recorrentes, perda fetal, trombocitopenia) primária ou secundária a lúpus eritematoso sistêmico; diagnóstico diferencial de tromboses recorrentes; síndromes semelhantes a lúpus; VDRL ou RPR falso-positivos; hemorragias.
A presença de anticorpos anticardiolipina IgG ou IgM em títulos elevados (>100 gpL ou mpL para IgG ou IgM respectivamente) está fortemente associada a quadros de síndrome de anticorpo fosfolípide. Os anticorpos podem ser encontrados em títulos mais baixos (30-100 gpL ou mpL) em quadros pós-infecciosos virais ou mesmo bacterianos, após imunizações ou uso de medicamentos (nestes casos é mais frequente o achado de IgM).
Na maior parte dos casos, os títulos anti-cardiolipina correlacionam-se com positividade para anticoagulante lúpicos (um teste funcional), embora isto não seja de observação obrigatória. A positividade é relatada em até 60% dos casos de lúpus eritematoso sistêmico, e em menor quantidade em outras entidades patológicas autoimunes. A positividade é também relatada em casos de abortos de repetição. Os títulos podem estar sujeitos a significativas flutuações com o tempo.
Interferentes: medicamentos (cloropromazina, fenitoína, fansidar, quinidina, quinino, hidralazina, procainamida, fenotiazinas, interferon, cocaína); sífilis, infecções agudas, neoplasmas, AIDS, baixos títulos presentes em idosos a despeito de processos patológicos. Os anticorpos anticardiolipina estão presentes em até 5% de pessoas normais.

Referência:

IgA: Negativo: < 14 APL-U/mL
Inconclusivo: 14 – 20 APL-U/mL
Positivo: > 20 APL-U/mL
Obs.: 1 Unidade de APL corresponde à atividade ligante de 1ug/mL do anticorpo IgA de cardiolipina o qual foi purificado a partir de um soro padrão por afinidade cromatográfica.
ATENÇÃO:Alteração de metodologia e valores de referência a partir de 26/01/15.
Valores de referência antigos:
Negativo : < ou = a 11,0 U/mL
Inconclusivo : 11,1 a 12,9 U/mL
Positivo : > ou = a 13,0 U/mL
Anticorpos anti-cardiolipina IgA são ocasionalmen te detectados em SLE e em Pacientes SLE-LIKE. Estudos recentes indicam que valores altos de IgA são encontrados em Pacientes com complicações vasculares e trombocitopenia.

IgG : Negativo : Inferior a 10,00 GPL-U/mL
Fracamente Positivo : 10,00 a 40,00 GPL-U/mL
Positivo : Superior a 40,00 GPL-U/mL
IgM: Negativo : Inferior a 10,00 MPL-U/mL
Fracamente Positivo : 10,00 a 40,00 MPL-U/mL
Positivo : Superior a 40,00 MPL-U/mL
Obs.: 1 Unidade de MPL/GPL corresponde à atividade ligante de 1ug/mL do anticorpo IgM/IgG de cardiolipina o qual foi purificado a partir de um soro padrão por afinidade cromatográfica.