Anticorpo Antimicrossomal (Anti TPO)

Os anticorpos antimicrossomais foram por muito tempo, em associação com as dosagens dos hormônios tireoidianos, considerados o padrão para o diagnóstico das tireoidites auto-imunes. Hoje, podem ser substituídos pela pesquisa dos anticorpos antiperoxidase tireoidiana. A tireoperoxidase (TPO), principal enzima envolvida no procedimento de síntese de hormônio da tireóide, é uma glicoproteína, expressa apenas em células foliculares da tireóide. Ela é o principal antígeno na partícula microssomal da tireóide.

Os anticorpos antitireoperoxidase estão presentes em 4 a 9% dos adultos normais, em 57-74% dos pacientes com doença de Basedow Graves, em 99-100% dos pacientes com doença de Hashimoto ou mixedema idiopático, em 19% dos casos de tumores diferenciados de tireóide e, raramente, em pacientes com tireoidite subaguda. A prevalência de positividade em pacientes idosos (80 anos) é mais alta nas mulheres (10%) comparadas aos homens (2%).

Patologias autoimunes como lupus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, artrite reumatóide, anemia perniciosa e outras podem estar associadas à positividade para pesquisa de anticorpos anti-tireoidianos.

Confirmado por outros exames , pode ser um indicativo de infertilidade, quando constatado a hipotiroidismo.

Preparo: Jejum de 4 horas. Informar medicação em uso, em especial o uso de hôrmonios tiroidianos e anti-arrítmicos.

Valores de referência:

Normal: Até 35 IU/mL

Limítrofe: de 35 a 60 IU/mL

Elevado: >60IU/mL

Custo: R$45,00

43 Comentários

43 pensamentos sobre “Anticorpo Antimicrossomal (Anti TPO)

    • Oi Elen, o site Maternare não é feito por médicos, mas sim por uma pessoinha que está passando por todos estes exames e resolveu tentar explicar de modo mais fácil alguns deles.
      Pois bem, se o teu resultado é mesmo 206, só posso te dizer, corre pro médico menina!SE, depois quiser partilhar os resultados da consulta, dá uma passadinha por aqui, pois sempre estamos precisando de informações, bjs e boa sorte!

      Curtir

      • Não entendi porque com o resultado de 206 ele tem que correr pro médico! é grave assim!

        Curtir

      • Olá Izabel, o site Maternare é apenas de cunho informativo e como tal quando recebe uma pergunta sobre análise de exames, utiliza como resposta padrão, principalmente em casos onde os resultados por si só estão muito fora do padrão, indicar a suas leitoras que sim procurem um médico o mais rápido possível, nunca se deve brincar com nenhum resultado anormal de exame e no caso em questão 206 está bem acima do limite do permitido:
        Valores de referência:

        Normal: Até 35 IU/mL

        Limítrofe: de 35 a 60 IU/mL

        Elevado: >60IU/mL

        Curtir

    • Este exame demonstra se a pessoa tem ou não doença autoimune ligada à tireoide e tudo indica que você possa ter a tireoidite de hashimoto, caso não tenha hipotireoidismo, poderá acarretar o desenvolvimento, por isso é necessário ir imediatamente no médico!

      Curtir

  1. After study just a few of the weblog posts in your web site now, and I truly like your method of blogging. I bookmarked it to my bookmark website record and can be checking back soon. Pls try my web page as well and let me know what you think.

    Curtir

  2. Com certeza vou me tornar uma assinante. Seu artigo é brilhante, sou muito grata por sua clareza e simplicidade em explicar este assunto. Obriga mais uma vez.

    Curtir

  3. Heya! Sólo quería preguntar si alguna vez tienes algún problema con los piratas? Mi último blog (wordpress) fue hackeado y terminé perdiendo meses de duro trabajo por ninguna copia de seguridad. ¿Tiene alguna solución para proteger contra hackers?

    Curtir

  4. Estoy impresionado por la calidad de la información en este sitio. Hay un montón de buenos recursos aquí. Estoy seguro de que volveré a visitar este lugar de nuevo pronto.

    Curtir

    • Olá Yan, para saber a interpretação do resultado do exame vc deve procurar o médico que lhe pediu o exame. O site Maternare é apenas informativo e não tem por objetivo interpretar exames ou fazer diagnósticos.
      Obrigada.

      Curtir

    • Susana, o blog Maternare não tem como objetivo fazer a interpretação de Exames, para obter esta informação a melhor coisa que vc tem a fazer é procurar o médico que lhe pediu os exames, pois ele é o profissional habilitado à interpretação dos exames e à prescrição do melhor tratamento.
      O conteúdo do blog é apenas informativo.

      Curtir

    • Oi Anizia, o Blog Maternare é apenas de conteúdo informativo, para saber o diagnóstico de seu exame vc deve levá-lo ao profissional que o requisitou, somente ele é capacitado a interpretar o seu exame.

      Curtir

    • Kelma, O Site Maternare não tem como proposta fazer diagnósticos ou analisar exames, para obter a resposta que vc procura vc deve consultar com o profissional que lhe pediu o exame.
      O Maternare é de cunho apenas informativo!

      Curtir

  5. tenho hipotiroidismo e fiz exame de anticorpo anti microssomal-tpo e o resultado foi de 46.05, isso é grave? o que significa?

    Curtir

    • Oi Vanessa, o blog Maternare é apenas de conteúdo informativo, para obter um diagnóstico vc deve procurar o profissional que lhe prescreveu o exame, somente ele é apto para interpretar o conjunto de seus exames clínicos!

      Curtir

  6. O meu exame anti tireomicrossomal deu 1171,30 ele está elevado ou não tenho q procurar ajuda médica porque os outros T4,T3,TSH livre deram normais

    Curtir

    • Tatiane o Blog Maternare é apenas de cunho informativo, para obter a correta interpretação de seus exames vc deve procurar, sempre, um profissional de saúde habilitado. O blog não tem responsabilidade sobre comentários feitos por seus leitores a respeito de interpretação e diagnósticos.

      Curtir

  7. Fiz uns exames e deu esses resultados tenho problemas de tireóide?
    TSH 2,14 uUl/ml
    T4 1,20 ng/dL
    Anti-microssomal 2,60 Última/ml

    Curtir

    • Oi Deuris, o site Maternare é apenas de cunho informativo, para receber a correto diagnóstico baseado em seus exames laboratoriais vc deve procurar o profissional que lhe pediu os exames…

      Curtir

    • Oi Rubens, As informações contidas neste blog têm caráter meramente informativo e educacional. O seu conteúdo jamais deverá ser utilizado para autodiagnóstico, auto-tratamento e/ou automedicação.
      Em caso de alterações em exames de imagem ou laboratoriais, o profissional médico deverá ser consultado, pois, somente ele está habilitado a praticar o ato médico, conforme recomendação do Conselho Federal de Medicina.

      Curtir

Deixe um comentário