TSH – Hormônio Tireoestimulante

O hormônio tireoestimulante (TSH) é uma glicoproteína secretada pela adenohipófise, tendo como principal efeito o de estimular a tireóide a liberar T3 e T4. A secreção e os níveis séricos de TSH são controlados pelos níveis de T3 e T4 e pelo TRH hipotalâmico.

A dosagem do TSH é importante no diagnóstico de hipotireoidismo primário, sendo o primeiro hormônio a se alterar nessa condição. Está aumentado, principalmente, no hipotireoidismo primário, tireoidite de Hashimoto, tireoidite sub-aguda e na secreção inapropriada de TSH (tumores hipofisários produtores de TSH). Está diminuído principalmente no hipotireoidismo primário, Hipotireoidismo secundário ou terciário e nas síndromes de hipertiroidismo subclínico.

Pacientes co doenças crônicas ou agudas podem apresentar alterações nas dosagens hormonais, embora sejam eutireoidianos.  Neste casos, é indicada a realização de outros exames.

Valores de Referência:

Eutireoidismo: 0.35 – 5.50 mUI/L

Hipertireoidismo:<0.35 mUI/L

Hipotireoidismo: >5.50 mUI/L

Preparo: jejum Mínimo de 4h. O paciente deve informar os medicamentos em uso nos últimos 30 dias, em especial hormônios tiroidianos, amiodarona e glicocorticóides. Caso faça uso de hormônio tiroidiano (Euthyrox®, Puran T4®, Levoid® e Synthroid®), a coleta tem de ser realizada antes da próxima dose ou, no mínimo, quatro horas após a ingestão do medicamento.

Custo: R$27,00

13 Comentários

13 pensamentos sobre “TSH – Hormônio Tireoestimulante

    • Olá, o Blog Maternare é apenas um blog informativo, não temos e nem podemos fazer diagnósticos, para obter a informação que vc procura vc deve procurar o profissional que lhe pediu o exame, ele é o profissional habilitado para analisar os seus exames.

      Curtir

  1. Olá, me chamo Erilene, o resultado dos exames foram: tsh-hormônio tireoestimulante: resultado: 0,00, refiz os exames e deu o mesmo resultado. Pode informar o resultado?

    Curtir

    • Olá Erilene, o site Maternare é apenas de cunho informativo. Para obter a interpretação correta dos teus exames, vc deve procurar pelo profissional que lhe pediu os mesmos ou se não quiser retornar com ele, procure por outro profissional da área.

      Curtir

Deixe um comentário