Papanicolau

O Exame Citopatológico do Colo do Útero ou Papanicolau é a coleta periódoca do exame que possibilita o diagnóstico precoce do Câncer de Colo de Útero ou de Cérvice Uterina.

Esse exame detecta as alterações que o vírus do HPV pode causar nas células, ele não detecta a presença do vírus. Ele possibilita o estudo das células descamadas no colo uterino e no conteúdo vaginal. A coleta de material é feita com uma espátula (de Ayre) e com uma para coleta do material no canal externo do colo, na região endocervical. O exame continua com a avaliação clínica do colo uterino aplicando ácido acético a 5%, que realça lesões que podem ser precursoras do câncer do colo uterino.

A fim de garantir a eficácia dos resultados, a mulher deve evitar relações sexuais, uso de duchas ou medicamentos vaginais locais nos dois dias anteriores ao exame e não se submeter ao exame durante o período menstrual.

Os tipo mais comum de câncer de colo de útero é o epidermoide, assintomático e facilmente detectável no exame ginecológico periódico.

Para os casos confirmados de câncer de colo de útero, seja eppidermoide ou adenocarcinoma, haverá a necessidade de realização de outros exames: cistoscopia, retossigmoidoscopia, urografia excretora e a ecografia transretal.

3 Comentários

3 pensamentos sobre “Papanicolau

  1. Pingback: Anônimo

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s