Ultrassonografia Pélvica Transvaginal Seriada

Através deste exame, que é repetido algumas vezes durante o ciclo ovulatório, pode-se prever a Rotura do Folículo e estabelecer o Coito Programado, que é a determinação, através de acompanhamento médico do ciclo menstrual, do melhor momento para o casal ter relações sexuais para que se consiga a gravidez. Com esse acompanhamento é possível prever qual o dia do ciclo que a mulher tem a maior chance de engravidar .

Nos momentos que antecedem a ovulação, o folículo atinge seu tamanho máximo, mais ou menos 20 mm, formando um pequeno cisto (cisto funcional). Com a ovulação, este cisto se rompe e o óvulo é encaminhado para o útero, através da trompa uterina, onde deverá ser fecundado, passando a se chamar embrião. Como saber quando isto irá acontecer?

No segundo ou terceiro dia do ciclo, quando a mulher ainda está menstruada, é realizado o primeiro ultra-som transvaginal. A paciente não deve ficar preocupada com o desconforto do sangue menstrual, pois os médicos estão acostumados a realizá-lo nesta fase. Neste exame será verificado se o ovário não tem nenhum cisto remanescente do ciclo menstrual anterior e se no interior do útero não existem pólipos, miomas ou tecido endometrial em excesso. Nos ovários devem ser encontrados somente alguns pequenos cistos que medem no máximo 6 milímetros, chamados de folículos primordiais. Dentro deles existem óvulos que sairão na época da ovulação. Se esse primeiro exame estiver em ordem, poderá ser iniciado o controle ovulatório para se determinar o dia provável da ovulação.

Tanto o(s) folículo(s) quanto o endométrio deverão crescer progressivamente. O(s) folículo(s) que tem óvulo(s) no seu interior deverão chegar a um diâmetro médio de 18mm na época da ovulação e o endométrio deverá alcançar a espessura de 7 a 10mm nesta mesma época. O exame de ultrassom, iniciado no 3o dia, é repetido a cada dois ou três dias para acompanhar a evolução. Quando o(s) folículo(s) alcançare(m) a dimensão aproximada de 18mm, será aplicada uma medicação chamada HCG que provoca a maturação do óvulo e a sua saída do interior do folículo para o exterior do ovário, devendo, a seguir, ser capturado pelas tubas. No interior destas, o óvulo será fertilizado pelos espermatozóides que vieram através de uma relação sexual normal. Por isso, é chamado de “coito programado”, pois com esse acompanhamento é possível predizer ou programar o melhor dia para o casal ter relações sexuais. Este procedimento, até certo ponto, se assemelha muito ao utilizado na FIV e na Inseminação Artificial.

17 Comentários

17 pensamentos sobre “Ultrassonografia Pélvica Transvaginal Seriada

  1. thanks for a great time visiting your site. it’s really a pleasure knowing a site like this packed with great information.

    Curtir

    • Oi Tatiana, para saber o perído certo para fazer a ultrassonografia, a melhor coisa é se aconselhar com o médico que lhe pediu o exame, ele sabe direitinho o dia certo de fazer.Mas, vc também pode entrar em contato com o médico da clínica e se aconselhar com ele.

      Curtir

  2. ola,se no 3dia da mestruaçao for encontrado os folicilos e necessario continuar a fazer??pq a medica so passou 1 transvaginal seriada,

    Curtir

      • Meirilucia, para que eu possa mandar a resposta para o seu email, vc precisaria deixar o seu email aqui no comentário, fico no aguardo!!!Mas, te adianto que precisaríamos de mais detalhes para te ajudar, ao menos saber que tipo de tratamento vc está fazendo.Bjs

        Curtir

    • Acredito que se a médica lhe prescreveu ultras seriadas, a do terceiro dia é apenas a primeira da série, que serve apenas para verificar quantos folículos estão aptos a se desenvolver até o final do ciclo..

      Curtir

  3. Olá estou tentando engravidar a 4 anos e nada acontece já fiz vários exames o meu ginecologista falou que não tenho nada , mais fico na dúvida Pq não engravidou ?

    Curtir

    • Olá Meire, talvez fosse melhor vc procurar um especialista em infertilidade e dar início a uma investigação mais completa e abrangente, que leve em conta os seus fatores e os de seu marido…

      Curtir

Deixe um comentário