Doença Inflamatória Pélvica (DIP)

A Doença Inflamatória Pélvica (DIP) é uma infecção dos órgãos reprodutores femininos, geralmente, causada por inúmeras bactérias, sendo as mais comuns, o gonococo e a clamídia. Ocorre, principalmente, em mulheres sexualmente ativas, com múltiplos parceiros, na faixa entre 15 e 24 anos, podendo se agravar nas pacientes usuárias de DIU e que geralmente não utilizam preservativo.

O contágio, frequentemente, ocorre pelo ato sexual, podendo também se manifestar por microorganismos habitualmente presentes na flora genital.

Os sintomas mais comuns são a dor abdominal, febre acima de 38°C, sintomas urinários, corrimento amarelo e/ou esverdeado com cheiro forte, com ou sem sangramento. Se avançada, a infecção compromente o útero, as trompas e a cavidade abdominal, alterando as funções fisiológicas destes órgãos. É importante que as mulheres atentem para esses sintomas e consultem um médico rapidamente, para não prejudicar a sua fertilidade. Uma média de 10% de pacientes contaminadas são inférteis.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s