Fator Anatômico

O fator da Integridade Anatômica consiste nas alterações do órgão reprodutor que podem impedir o encontro do espermatozóide com o óvulo dentro das tubas uterinas e a conseqüente fecundação. Estas alterações ocorrem em 20 a 30% dos casos de infertilidade.

O útero e as tubas uterinas devem exibir normalidade na sua anatomia e no seu funcionamento.  Além das causas inflamatórias, traumáticas, cirúrgicas, malformações, mioma, etc…, cumpre assinalar o papel dos fatores emocionais.

O stress pode ocasionar alterações do peristaltismo das tubas uterinas, comprometendo a captação e o transporte do óvulo. Alguns exames podem ajudar a detectar melhor possíveis problemas. São eles: Biopsia de Endométrio, Histerossalpingografia (HSG), Histerossonografia, Ultrassonografia Endovaginal, Videolaparoscopia e Videohisteroscopia. (mais informações em exames femininos)

Útero: é uma estrutura hipoecoica (cinza), de textura uniforme e regular, bem delimitado e macio. O volume normal do útero, varia de acordo com a idade/paridade/outros fatores, é de até 90 cm³ (para mulheres sem filhos) e de até 180 cm³(para mulheres com 4 ou mais filhos).

Colo Uterino: é mais evidente do período peri ovulatório e apresenta um comprimento de 3 a 5 cm.

Endométrio: após a menstruação apresenta-se fino e pouco delimitado, composto por uma linha hiperecogênico ou isoecogênica  medindo de 4 a 5 mm (somatória dos 2 folhetos). No período peri ovulatório, ele passa a medir de 7 a 14 mm e se torna hipoecogênico/hiperecogênico (dependendo da camada).No final do ciclo ele se torna ecogênico.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s