Fator Anatômico

O fator da Integridade Anatômica consiste nas alterações do órgão reprodutor que podem impedir o encontro do espermatozóide com o óvulo dentro das tubas uterinas e a conseqüente fecundação. Estas alterações ocorrem em 20 a 30% dos casos de infertilidade.

O útero e as tubas uterinas devem exibir normalidade na sua anatomia e no seu funcionamento.  Além das causas inflamatórias, traumáticas, cirúrgicas, malformações, mioma, etc…, cumpre assinalar o papel dos fatores emocionais.

O stress pode ocasionar alterações do peristaltismo das tubas uterinas, comprometendo a captação e o transporte do óvulo. Alguns exames podem ajudar a detectar melhor possíveis problemas. São eles: Biopsia de Endométrio, Histerossalpingografia (HSG), Histerossonografia, Ultrassonografia Endovaginal, Videolaparoscopia e Videohisteroscopia. (mais informações em exames femininos)

Útero: é uma estrutura hipoecoica (cinza), de textura uniforme e regular, bem delimitado e macio. O volume normal do útero, varia de acordo com a idade/paridade/outros fatores, é de até 90 cm³ (para mulheres sem filhos) e de até 180 cm³(para mulheres com 4 ou mais filhos).

Colo Uterino: é mais evidente do período peri ovulatório e apresenta um comprimento de 3 a 5 cm.

Endométrio: após a menstruação apresenta-se fino e pouco delimitado, composto por uma linha hiperecogênico ou isoecogênica  medindo de 4 a 5 mm (somatória dos 2 folhetos). No período peri ovulatório, ele passa a medir de 7 a 14 mm e se torna hipoecogênico/hiperecogênico (dependendo da camada).No final do ciclo ele se torna ecogênico.

Anúncios
Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s