Obstrução das Tubas Uterinas

Para que uma mulher consiga engravidar naturalmente, é necessário o encontro do óvulo com o espermatozoide  esse encontro ocorre dentro da tuba uterina (trompa). Estando obstruída, a trompa não conseguirá conduzir o óvulo do ovário até o útero, impedindo a fecundação e a gravidez.

É de grande importância realizar a avaliação da forma e função das tubas uterinas, que são as responsáveis pela captação do óvulo, transporte dos espermatozoides  união dos gametas, assim como o transporte de um óvulo fertilizado (pré-embrião) para o interior da cavidade do útero. É necessário identificar as obstruções das tubas e lesões que possam comprometer a sua mobilização e a captação do óvulo.

Os fatores mais comuns que podem causar obstrução nas trompas são a endometriose, infecções pélvicas (Clamídia, Mycoplasma, Gonococos), processos inflamatórios (salpingites) e gravidez tubária. Mulheres que tenham feito laqueadura tiveram suas trompas obstruídas propositalmente.

A obstrução das trompas pode ser comprovada por um exame denominado Histerossalpingografia.

De acordo com o tipo de obstrução e da idade da mulher, diferentes tipos de tratamentos podem ser indicados para tratar a infertilidade, como, por exemplo, a fertilização in vitro.

3 Comentários

3 pensamentos sobre “Obstrução das Tubas Uterinas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s