Útero Septado

Semelhante em todos os aspectos ao útero bicorno, com exceção da separação miometrial que não ocorre. Externamente, ele se apresenta igual ao útero normal. Internamente pode se apresentar duplicado (subseptado ou completamente septado). É o aspecto menos favorável do ponto de vista reprodutivo.
O septo uterino é uma anomalia congênita que resulta de um defeito na reabsorção do septo formado pela fusão dos ductos müllerianos. É o tipo mais comum de malformação do sistema reprodutivo e única com possibilidade de tratamento cirúrgico histeroscópico.
Sua prevalência está aumentada em mulheres com repetidas perdas gestacionais. A presença do septo uterino está associada com alta incidência de falência reprodutiva e complicações obstétricas, tais como abortamentos recorrentes de primeiro e segundo trimestres, RCIU, apresentação fetal anômala, nascimento prematuro e infertilidade por dificuldade de implantação do blastocisto.
O diagnóstico pode ser feito por ultra-sonografia tridimensional, que apresenta 91,6% de correlação com laparoscopia para configuração externa do útero; por ressonância magnética, que apresenta 100% de acurácia diagnóstica ou por laparoscopia associada à histeroscopia, que é considerada padrão ouro tanto para diagnóstico como para tratamento.

Se ainda com o tratamento, a mulher continuar com sinais de infertilidade e após um ano de tentativas não conseguir engravidar, sugere-se um procedimento de reprodução assistida (coito programado, Inseminação Intrauterina ou Artificial ou a FIV).

2 Comentários

2 pensamentos sobre “Útero Septado

    • Roberto Alves, o Site Maternare tem o objetivo de apenas fornecer informações e não de analisar resultados de exames ou de fazer diagnósticos.
      O que posso te dizer, como administradora do Blog, é que durante minhas pesquisas nunca vi nenhuma relação entre estas duas coisas. Somennte encontrei que o Útero septado é um problema anatômico e que o exame de CA125 é utilizado como sendo umas das ferramentas de detecão de outros problemas como a Endometriose e câncer de ovário, p.ex.Ele é utilizado para a detecção indicativa de algumas enfermidades, portanto tb não é um exame definitivo, deve ser considerado conjuntamente a outros exames.

      Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s