Diabetes do Tipo 1

A Diabetes Mellitus é uma doença autoimune, caracterizada pela deficiência da produção de insulina pelo organismo. A do Tipo 1 é uma disfunção metabólica que ocorre geralmente na infância e na adolescência, o que torna o paciente dependente de terapia por insulina, devido à falência das células que produzem esse hormônio no pâncreas. É uma das formas do diabetes que acomete cerca de 10% da população de diabéticos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), no Brasil, aproximadamente, um milhão de pessoas têm a tipo 1.

Alguns estudos revelam que homens com diabetes tipo 1 podem apresentar espermatozoides com alteração na motilidade e no volume do sêmen, e anormalidades morfológicas, o que impacta na fertilidade masculina. Em determinados pacientes pode ocorrer diminuição na libido e até impotência.

Homens portadores de diabetes tipo 1, que desejam ser pais e apresentam infertilidade, devem fazer o espermograma, um exame que avalia o potencial e a qualidade do sêmen, para diagnosticar o nível da infertilidade e depois adotar o procedimento indicado.

Tratamento: acompanhamento com endocrinologista e FIV.

1 comentário

Um pensamento sobre “Diabetes do Tipo 1

  1. A person essentially help to make significantly posts I’d state. That is the very first time I frequented your website page and so far? I surprised with the research you made to make this particular post incredible. Great task!

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s