Lesões Escrotais

Hidrocele: acumulação congênita de líquido no escroto. Causa diminuição da qualidade do sêmen.
Varicocele: varizes no escroto. Causa diminuição da qualidade do sêmen. A varicocele é uma dilatação das veias que são responsáveis por drenarem o sangue dos testículos. Quando essas veias apresentam alguma anormalidade ocorre o represamento sanguíneo local, além de, prejudicar a troca de nutrientes. Esse acúmulo eleva a temperatura na região testicular o que provoca alterações na quantidade de oligozoospermia e na teratozoospermia dos espermatozoides.
O acréscimo da temperatura escrotal é uma das explicações para os sintomas da varicocele. Normalmente, a temperatura intraescrotal é de 0,6°C a 0,8°C em pacientes normais, já os que possuem a varicocele é de 0,5°C, a consequência dessa elevação provoca a diminuição da produção, movimentação e no funcionamento dos espermatozoides causando a infertilidade
Essa doença está presente em 35% dos homens, ocasionando uma infertilidade primária, na adolescência ela pode surgir entre os 14 e 15 anos de idade. Além da infertilidade, a varicocele pode provocar dor, aumento de veias, sensação de peso e diminuição no testículo. Ela pode ser uma doença silenciosa, pode interferir nas funções do testículo sem que o homem sofra nenhum sintoma ou sem produzir nenhum efeito indesejado referente à potência sexual.
Durante um exame simples (visualização e palpação das veias dilatadas, o paciente deve estar com a musculatura escrotal relaxada e depois ele deve assoprar com força) o médico pode notar a dilatação das veias no saco escrotal, quando isso ocorrer o paciente deve realizar uma série de diagnósticos como ultra-sonografica, ecografia testicular e cintilografia dos testículos. Os resultados desses exames auxiliaram o médico a diagnosticar a doença.
Quistos do epidídimo: podem ser congênitos ou secundários a infecções. Podem causar azoospermia obstrutiva.
Torção testicular: acidental. Pode levar à remoção cirúrgica do testículo (orquidectomia).
Traumatismos escrotais: podem causar azoospermia secretora.
Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s