Câncer de Próstata

É uma doença que ocorre quando um tumor se desenvolve nesta glândula do sistema reprodutor masculino. Isso se dá devido a uma multiplicação de células atípicas que podem se espalhar por toda a glândula, ou mesmo ser enviada a outros órgãos, causando a metástase. No Brasil, a cada ano, 50 mil homens são acometidos pelo mal e 12 mil morrem por não descobrirem o problema a tempo do tratamento, segundo dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer).

A doença ocorre em homens a partir dos 45 anos, mas também é possível se desenvolver antes naqueles que são considerados grupo de risco pelo histórico familiar. Esse tipo de câncer, considerado o segundo maior motivo de morte masculina, depois do câncer no pulmão, pode causar dor, dificuldade de urinar, disfunção erétil, infertilidade, sangue na urina, ejaculação dolorosa, além de dor óssea na coluna, costelas e na pelve no caso de já existir metástase.

Exames: toque retal, com o objetivo de examinar o tamanho e consistência do órgão;  dosagem do PSA (Antígeno Prostático Específico); ultrassonografia da prótata e biópsia da próstata (em alguns casos).

Tratamentos:  radioterapia, quimioterapia, terapia hormonal e cirurgia, dependendo da situação apresentada pelo paciente. Para homens que ainda não conseguiram realizar o sonho da paternidade e descobriram que foram afetados pelo câncer de próstata, é possível congelar o sêmen antes da quimioterapia ou de qualquer outro tratamento sugerido. Após a recuperação ou cura, o paciente passa por um procedimento de reprodução assistida.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s