Ortodoxismo

Quando se trata de métodos de reprodução humana, a Igreja Ortodoxa pensa no casamento, no valor do matrimônio e na união do homem e da mulher aprovada por Deus e sob sua vontade. Os ortodoxos acreditam que essa união é algo abençoado por Deus para fortalecer o amor e para as pessoas viverem juntas com a sua graça. Segundo o Padre Gregório, os filhos para os ortodoxos são uma benção e devem ser expressão e consequência do amor do casal e da sua união.

No entanto, na Igreja Ortodoxa, a finalidade do matrimônio não é primeiramente a “procriação”, e sim a felicidade do casal. Portanto, não temos restrições aos tratamentos de fertilização, o que eles consideram como primordial é pensarmos no aspecto de que os filhos não só são uma benção de Deus mas também podem contribuir para a união e felicidade do casal, pois essa é a finalidade do sacramento.

O ideal é que os casais tenham um diretor espiritual e um padre que os acompanhe sempre nesses momentos mais difíceis, em que eles precisam de orientação, para não haver culpa ou peso na consciência. Quanto aos princípios da Igreja, ela não proíbe os tratamentos, tanto que fica de portas abertas para que o casal se oriente e, se for por bem, que opte por algum método da medicina da reprodução, que irá ajudá-los a serem felizes, e terem filhos.

Em relação ao congelamento de embriões, os ortodoxos acreditam que é um procedimento que foge um pouco dos padrões da Igreja. O método de doação de embriões, sêmen e óvulos não é aceito pela doutrina Ortodoxa, que neste caso prefere orientar o casal a procurar pela adoção!

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s