Taoísmo

No Brasil, são encontradas diversas ramificações do Taoísmo, tanto religiosas (Taochiao) quanto filosóficas (Taochia), destacando-se entre elas a vertente religiosa representada pela Sociedade Taoísta do Brasil, instituída em 15 de janeiro de 1991, no Rio de Janeiro, RJ, com o objetivo de difundir o ensinamento do Taoísmo em todas as suas formas de expressão – religiosa, filosófica, científica e cultural – e contribuir para o aperfeiçoamento espiritual dos frequentadores. Seu idealizador e fundador foi Wu Jyh Cherng (1958-2004), sacerdote taoísta Kao Kon Fa Shi (Alto Ofício, Mestre da Lei). Mestre Cherng escreveu diversos livros sobre artes taoístas e traduziu o Tao Te Ching, o livro do Caminho e da Virtude, e o Yi Jing (I-Ching), o livro das Mutações, entre outros clássicos do taoísmo.

O caminho taoísta propõe a restauração do estado pleno de vida e consciência, chamado Tao. Para isso, utilizam-se vários meios, como as práticas que promovem a boa saúde física e mental, o estudo de clássicos escritos pelos grandes mestres do passado, os métodos místicos para a restauração da ordem interna e, fundamentalmente, a meditação, como caminho de autotransformação e elevação espiritual.

Na doutrina Taoísta não há nenhuma restrição quanto às técnicas de reprodução assistida, assim como a inseminação artificial. Já a fertilização in vitro, necessita de uma aproximação do processo natural, pois da forma como é realizada não fornece garantias de sucesso. Ele ressalta que mesmo de uma forma artificial o método não deixa de ser uma variação do processo natural, no qual ocorre a união do esperma com o óvulo e, consequentemente, a fecundação.

O Taoísmo não se opõe a qualquer técnica de reprodução!

1 comentário

Um pensamento sobre “Taoísmo

  1. I do trust all the ideas you’ve offered in your post. They are really convincing and will certainly work. Nonetheless, the posts are too brief for novices. May just you please lengthen them a little from next time? Thank you for the post.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s