Acupuntura

Nos casos relacionados à Infertilidade, estudos tem demonstrado que a acupuntura aumenta o fluxo sanguíneo dos órgãos reprodutivos femininos, ajudando a normalizar a ovulação.
Especificamente, em relação a FIV, as sessões deverão ser iniciadas antes do tratamento propriamente dito (cerca de 8 semanas antes), pois além de ser de grande ajuda no processo de formação e amadurecimento dos óvulos, a acupuntura auxilia na diminuição da tensão e da ansiedade, que interferem diretamente na harmonia energética da paciente, prejudicando assim o tratamento.
Pacientes diagnosticadas com endometriose, pólipos e infecções de repetição tiveram grande melhora com a acupuntura, uma vez que ela proporciona a melhora do estado do endométrio e tem influência sobre os centros cerebrais (eixo hipotálamo-hipófise-ovário) responsáveis pela ovulação. Nos órgãos pélvicos – há aumento de fluxo sanguíneo ao útero e aos ovários e ainda promove a modulação de fatores imunes.
O principal fator limitante no sucesso os tratamentos é a falha na implantação e não a falta de embriões para a transferência, valorizando iniciativas que beneficiem as taxas de implantação, como a acupuntura. Há estudos que demonstram que pacientes que associaram esta técnica ao tratamento prescrito pelas Clínicas de Reprodução Assistida (FIV/ICSI), conseguiram aumentar as chances de sucesso do tratamento para em torno de 42,5%, contra 26,3% daquelas que não se submeteram à Acupuntura.
Os acupunturistas especialistas em fertilização explicam que é necessário um total de oito sessões de acupuntura para mulheres que querem ser mãe: quatro sessões semanais antes da inserção do embrião no útero, uma sessão feita imediatamente antes e uma logo após o procedimento, outra realizada quatro dias depois e mais uma no oitavo dia após o “ovo” ter sido implantado. Recomenda-se ainda mais 12 sessões semanais para o período crítico da gravidez, quando as chances de abortar são maiores. Mas, atenção, este protocolo pode variar, principalmente para as pacientes que já são usuárias de acupuntura a bastante tempo!

Principais efeitos da Acupuntura na reprodução assistida:

• Influencia os níveis plasmáticos de Hormônios.
• Aumenta o fluxo de sangue uterino e produz alterações no endométrio. (HUANÇ, CHEN, 2008).
• Inibe a motilidade uterina e suas contrações, inibindo a ação da enzima COX-2, favorecendo, assim, a implantação do embrião. Yu et al. (2008).
• Reduz a ansiedade, estresse e depressão.

Resultados de trabalhos científicos:

TRABALHO Taxa de gravidez
COM Acupuntura
Taxa de gravidez
SEM Acupuntura
Paulus et al. (2002) 42,5% 26,3%
Smith et al. (2006) 31,0% 23,0%
Dieterle, S. et al. (2006) 33,6% 15,6%
Westergaard et al. (2006) 42,0% 28,0%
Cheong et al. (2009) 35,0% 19,0%
Outros estudos, comprovaram que pacientes portadores de Infertilidade Primária devido a SOP (Síndrome dos Ovários Policísticos) e ao aumento dos níveis séricos de testosterona, após três meses de tratamento, tiveram uma melhora significativa do fluxo menstrual e aumento da espessura do endométrio.
A Acupuntura também apresentou grandes resultados quanto à Infertilidade Masculina, pacientes submetidos ao tratamento convencional associado às sessões de acupuntura conseguiram normalizar sua contagem de espermatozoides em 74% dos casos, contra 52% daqueles que optaram somente pela medicina tradicional. Outros estudos, demonstraram que além de melhorar a quantidade, também houve melhora da qualidade dos espermatozoides.Para os homens, o protocolo recomenda tratamento por um período de seis semanas, com duas sessões semanais que durem de 20 a 30 minutos.
É um tratamento que pode ser continuado durante a gestação, para manter tanto o equilíbrio energético da mãe quanto o do bebê.
Tenho observado, que muitos leitores procuram aqui pela indicação de pontos específicos de acupuntura. Infelizmente, após entrar em contato com médicos acupunturistas especializados em preparo para Fertilização in Vitro descobri que não há uma indicação de pontos de acupuntura comuns a todas as pacientes. O Tratamento deverá ser prescrito conforme a necessidade de cada uma das pacientes, afinal cada uma delas tem necessidades específicas, portanto procure por um profissional qualificado!
Além de clínicas particulares especializadas, o tratamento baseado na tradicional medicina chinesa também é disponibilizado na rede pública do País pelo SUS (Sistema Único de Saúde) nos Estados de Pernambuco, Sergipe, Rio Grande do Norte, Ceará, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal.
2 Comentários

2 pensamentos sobre “Acupuntura

  1. I like what you guys are up also. Such intelligent work and reporting! Keep up the superb works guys I’ve incorporated you guys to my blogroll. I think it will improve the value of my website🙂.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s