Acupuntura

Sob o ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa, a endometriose corresponde ao padrão de estagnação do sangue, com diferentes causas: estagnação do QI, deficiência do QI dos rins ou estagnação do sangue pelo QI. Uma vez identificada a causa da desarmonia, serão definidos os pontos da acupuntura (cabeça, abdômen, punhos, pés ou costas) que, em conjunto, corrigirão o desequilíbrio energético.

A Acupuntura pode aliviar os sintomas, melhorando a circulação, estabilizando a produção de hormônios e reduzindo a dor (ajuda o corpo a liberar endorfinas). Estudos mostram uma melhora da dor pélvica relacionada a endometriose em mulheres submetidas ao tratamento complementar com a acupuntura e a medicina tradicional chinesa.

São necessárias várias sessões de 20 a 45min. com um profissional treinado e capacitado. As sessões poderão ser complementadas pela técnica de moxabustão.

Um estudo publicado em 2010 com o uso da acupuntura no tratamento da dor causada pela endometriose. Segundo os autores, cerca de 14 milhões de mulheres na Europa sofrem pela endometriose. O tempo médio para o diagnóstico é de 7 a 9 anos e a perda com as faltas no trabalho é algo em torno de 30 bilhões de euros.

 80% das mulheres apresentam dor ao menstruar (dismenorreia), alterações do ciclo menstrual, dor pélvica crônica, infertilidade e dispareunia (dor durante a relação sexual).

101 pacientes foram divididas em 2 grupos:

Grupo 1: 47 pacientes com acupuntura verdadeira

Grupo 2: 54 pacientes com acupuntura em pontos aleatórios (acupuntura sham)

Os pontos utilizados foram:

Grupo 1: B32, E29, VC3, BP6 e outros: F3, F8, BP9, BP10 e R10

Grupo 2: ID9, VB31, P1, E8

Após 10 sessões, as pacientes do Grupo 1 eram alocadas para o Grupo 2 e vice versa, ou seja, as pacientes do Grupo 1 que receberam a acupuntura verdadeira, passaram a receber a acupuntura sham.

Os autores encontraram uma melhora das queixas de dor pélvica nas mulheres do Grupo 1 quando estava fazendo a acupuntura verdadeira em relação ao Grupo da acupuntura sham. Essa melhora da dor diminuiu após a inversão dos Grupos.

Como conclusão, a acupuntura pode melhorar a dor pélvica da endometriose quando realizada em pontos específicos.

(Fonte:European Journal of Obstetrics and Gynecology and Reproductive Biology 2010)

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s