Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou Síndrome de Stein-Leventhal

Não há cura para a (SOP), mas o tratamento dos sintomas ainda é a melhor opção. O tratamento ideal varia de mulher para mulher, alguns fatores como: a idade e avaliação dos sintomas influenciam no tratamento. A pílula anticoncepcional pode ser uma alternativa para as jovens, além de regularizar os ciclos menstruais a pílula ajuda a amenizar as dores.

Para as pacientes que desejam engravidar, o tratamento mais indicado é estimular a ovulação. A maioria das mulheres responde bem ao tratamento e conseguem engravidar.Existem inúmeros medicamentos para se tratar os ovários policísticos quando se deseja a gravidez. Antes de mais nada, deves-e proceder a avaliação do sêmen do companheiro e o fator tubo-peritoneal (histerossalpingografia ou laparoscopia). Depois de realizados esses exames, a droga de escolha padrão é o citrato de clomifeno (50-100mg/dia) por 5 dias. O acompanhamento pode ser feito com ecografia a partir do 10ºdia do ciclo menstrual. Nos em que o endométrio for menor do que 5mm a chance de gestação será muito baixa, esse efeito é idiossincrático (não é dose-dependente) e não adiantará a prescrição  do estradiol para antagonizar o efeito anti-estrogênico do citrato de clomifeno.

O tempo de tratamento varia conforme a idade das pacientes, para aquelas com menos que 35 anos, o tratamento durará cerca de 6 meses, pois a chance de gestar/mês é de 20% nos primeiros 3 meses e cai para 15% nos meses seguintes; já para aquelas com mais de 35 anos, 3 meses serão suficientes. Após esse Período recomenda-se adicionar metformin (1,5g/dia), começando com 500 mg/dia por semana e aumentando paulatinamente, por mais 3-6 meses.

O metformin deve ser utilizado somente naqueles casos em que não houve resposta ao tratamento inicial, independentemente do status glicêmico ou da presença de obesidade. Ele pode e deve ser utilizado nos primeiros 3 meses de gestação, pois irá diminuir a incidência de diabete gestacional e de aborto de primeiro trimestre.

Naqueles casos, onde a espessura do endométrio for menor que 5mm ou que ficar verificada a intolerância e/ou falha na resposta ao tratamento com Citrato de Clomifeno, será prescrito o uso de FSH recombinante com doses iniciais de 37,5-75UI/SC, a realização de controle ecográfico obrigatório e a utilização de hCG (1 ampola de 5000UI) quando o folículo ovariano estiver com mais de 17mm.

Ainda, em casos restritos poderá haver a prescrição do uso isolado de gonadotrofinas ou do tratamento cirúrgico, cauterização dos folículos ovarianos por videolaparoscopia, chamado, drilling ovariano. O uso de gonadotrofinas nestas pacientes deve ser extremamente cauteloso, pois pacientes com SOP tem um risco maior de desenvolver uma complicação associada ao uso desta medicação que é a síndrome do hiper-estímulo ovariano (SHO).

Nenhum tratamento deverá ultrapassar mais do que 6 meses e com pacientes acima de 35 anos a conduta deve ser mais agressiva, pois a chance de gestação nessa faixa de idade cai bastante. Atualmente há uma nova alternativa de tratamento para estas pacientes que é a maturação em laboratório dos óvulos (IVM), que reduz a zero o risco de hiper-estímulo.

Consulte regularmente o seu ginecologista, não deixe de fazer exames preventivos. Não se descuide e esteja sempre atenta a qualquer sintoma. Controle o seu peso. A obesidade pode prejudicar no tratamento. Mulheres com ovário policístico correm risco de problemas cardiovasculares na menopausa. E, principalmente, não se auto-medique, procure um profissional especializado e discuta com ele qual a melhor alternativa para o seu caso!

E lembre-se, fazer exercícios físicos e alimentar-se saudavelmente são atitudes que levam ao sucesso do tratamento.

Clomiphene, Metformin, or Both for Infertility in the Polycystic Ovary Syndrome Legro RS, Barnhart HX, Schlaff WD, Carr BR, Diamond MP, Carson SA, Steinkampf MP, Coutifaris C, McGovern PG, Cataldo NA, Gosman GG, Nestler JE, Giudice LC, Leppert PC, Myers ER. N Engl J Med 356:551, February 8, 2007.

1 comentário

Um pensamento sobre “Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP) ou Síndrome de Stein-Leventhal

  1. I enjoy what you guys tend to be up too.
    This type of clever work and coverage! Keep up
    the very good works guys I’ve included you guys to blogroll.

    Curtir

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s