Anti-HBs

A Hepatite B usualmente tem início mais insidioso e curso clínico mais prolongado. Apresenta período de incubação de 40 a 180 dias. Sua transmissão é predominantemente parenteral (transfusões e agulhas contaminadas), mas também pode ocorrer por contato sexual e, em menor proporção, através de exposição a saliva e outras excreções potencialmente contaminadas.

Em 50% dos casos de hepatite B não há história de exposição parenteral. Entre 1 e 10% das infecções pelo vírus da hepatite B (HBV) evoluem para a forma crônic a: portador assintomático, hepatite crônica ativa ou persistente, cirrose hepática e carcinoma hepático.

Hepatite fulminante ocorre em 1% dos pacientes. Os determinantes da evolução da infecção e severidade da doença estão relacionados principalmente a fatores do hospedeiro tais como: idade, sexo, raça, genética, imunocompetência e estado nutricional. Porém fatores virais como cepa do vírus, via de contaminação e magnitude do inóculo também são importantes.

É detectado várias semanas ou meses após o desaparecimento do HBsAg. Pode persistir por muitos anos e depois cair até níveis indetectáveis (permanecendo apenas o anti-HBc IgG) ou continuar por toda vida. Não é indicador de cura da hepatite.

O anti-HBs é o anticorpo que confere imunidade, porém é específico para cada subtipo, isto é, não confere proteção contra infecções futuras por subtipos diferentes do HBV. É possível que pacientes com anticorpos anti-HBs tenham infecção aguda por outro subtipo, isto é, terem simultaneamente HBsAg e anti-HBs. A presença de anti-HBs isolado pode ser encontrado em:
– pacientes após vacinação para hepatite B (as vacinas são poliespecíficas);
– pacientes infectados pelo HBV, em 1-2% dos casos;
-reação falso-positiva inespecífica para anti-HBs.

Em outras palavras, o Anti-HBs é o anticorpo produzido em nosso organismo para combater o antígeno (HBsAg). Está normalmente presente em pessoas que se recuperaram ou que foram vacinadas contra a hepatite B. As pessoas com esta proteína (anticorpo) geralmente são imunes à hepatite B. Cerca de 10 a 15% dos pacientes vacinados não respondem a vacina. A eficácia da vacina declina em imunocomprometidos (60 a 70%), sendo muito baixa naqueles com imunodepressão severa (10 a 20%).  Pacientes jovens respondem melhor à vacina que idosos, e as concentrações de anticorpos protetores declinam com o tempo.

Valores acima de 10 UI/L são considerados protetores. Resultados falso-positivos podem ocorrer devido a reações não específicas com certas glicoproteínas.

Valores de Referência:

< 10 UI/L: Negativo.

Preparo: Jejum de 8h. As amostras de pacientes tratados com heparina podem coagular apenas parcialmente e podem produzir resultados errôneos devido à presenca de fibrina. Para prevenir este fenômeno, deve-se colher a amostra antes da terapia com heparina.

Custo: R$35,00

1 comentário

Um pensamento sobre “Anti-HBs

  1. Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after I clicked submit my comment didn’t show up. Grrrr… well I’m not writing all that over again. Anyhow, just wanted to say wonderful blog!

    Curtir

Deixe um comentário