Yoga

Prática de meditação indiana, a Yoga é uma tradição do budismo e do hinduísmo, que trabalha a união de aspectos físicos e emocionais do ser humano. Em muitos países, inclusive no Brasil, é considerada uma terapia para o corpo e a mente, realizada por meio de sessões de exercícios físicos, como alongamentos, e técnicas intensas de respiração.
De acordo com estudos divulgados recentemente, em muitos casos, a Yoga é uma alternativa para aliviar o estresse, a ansiedade e pode até curar a depressão, por agir diretamente no sistema nervoso central, resultando em relaxamento. Isso ocorre devido à série de alongamentos realizada junto à meditação. A atividade também fortalece fisicamente e atua em vários sistemas do organismo, como o digestivo, endócrino, respiratório, circulatório e imunológico e favorece a concentração.
Ela é prescrita pelos especialistas para auxiliar no tratamento de dores de cabeça, asma, disfunção sexual, insônia, cólica menstrual, osteoporose e para quem tem sensibilidade à dor.
A novidade é que muitas pessoas estão utilizando a prática como uma técnica complementar para o tratamento de infertilidade, associada aos programas de acupuntura e massagens. Não há na literatura médica nenhuma pesquisa científica que comprove que a ioga tem aumentado as taxas de gravidez. O que se sabe é que os exercícios e a meditação impactam positivamente no estado emocional das pacientes, ao aliviar o estresse causado pelos procedimentos da reprodução assistida.
Os especialistas afirmam que também ajuda no equilíbrio hormonal de pacientes em tratamento de reprodução assistida. Os exercícios trabalham as glândulas sexuais, causando boas condições para o processo de fertilização. Ameniza, ainda, irregularidades menstruais e insuficiência ovariana.

É válido lembrar que todo tratamento alternativo deve ser feito associado ao da medicina tradicional. No caso de pacientes inférteis, o recomendado é procurar um ginecologista, especializado em reprodução assistida, e verificar quais são as causas da infertilidade e os tratamentos indicados, inclusive os naturais, como acupuntura e ioga.

Deixe um comentário

Deixe um comentário