Fator Anti-Nuclear

Sinônimo: ANA ,FAN, AAN, anticorpos ou fator antinuclear

Resultado: 72h

Coleta: Jejum não obrigatório. Hemólise atua como interferente. Há drogas que podem induzir formação de anticorpos anti-nucleares e síndrome semelhante ao lupus eritematoso, como procainamida, hidralazina, anticonvulsivantes, alfa metil dopa e penicilinas.

Código SUS: 0202030598

Código CBHPM: 4.03.06.85-2

Interpretação:
Uso: diagnóstico de doenças autoimunes sistêmicas ou reumáticas.
A interpretação dos resultados deverá sempre ser levado em consideração os títulos e os padrões encontrados.
Um FAN positivo não é necessariamente diagnóstico de patologia, principalmente quando os títulos são baixos ( < 1:80) bem como resultados negativos também não são necessariamente associados à normalidade. Os padrões de fluorescência geralmente indicam o grupo de antígenos nucleares envolvidos, indicando posterior investigação ou associação patológica. Os padrões encontrados podem ser: homogêneo, nucleolar, salpicado, citoplasmático, periférico e centromérico. O estabelecimento destes padrões é geralmente seguido pela determinação mais específica dos anticorpos contra os antígenos a eles associados (ver tabela I). O Hep-2 é encarado como o melhor substrato no presente em virtude de fornecer melhor sensibilidade e virtualmente todos os antígenos nucleares possíveis, ao invés de cortes e imprints de rato e macaco, por exemplo.São considerados de importância clínica resultados superiores a 1:80. Resultados reagentes são associados a lupus eritematoso sistêmico, síndrome de Sjögren, esclerodermia, artrite reumatóide, artrite reumatóide juvenil, lupus discóide, vasculite necrosante, hepatite crônica ativa, fibrose intestinal pulmonar, pneumoconiose e tuberculose. Algumas drogas podem estar associadas ao desenvolvimento de FAN positivo, como procainamida, hidralazina, fenotiazinas, difenilidantoína, isoniazida, quinidina, entre outros, com títulos detectáveis por meses e até anos após a interrupção de sua administração.

Referência:
Não reagente
Avanços técnicos no teste de FAN levaram a um aumento em sua sensibilidade e consequentemente uma redução na sua especificidade.Visando melhorar o valor preditivo do teste, passamos a utilizar diluição inicial de 1/160 a partir de 07/04/14.

Anúncios