17ª Semana

A barriga continua crescendo e é possível que você já consiga sentir o bebê se mexendo, mas não entre em neurose se isto não acontecer. Aproveite para conversar com seu filhote, fazer carinhos, cantarolar e curtir a gravidez, um momento tão especial na vida da mulher.

Agora seu útero pode ser sentido a 4cm abaixo do umbigo.

Com o suprimento extra de sangue algumas grávidas ficam com o rosto mais ruborizado, inclusive é comum ficar mais “calorenta”, mesmo que seja inverno. Outras áreas que podem sofrer alterações com esse calor todo são a virilha, axila e embaixo dos seios. Use sempre roupas de algodão que são mais absorventes e permitem a transpiração, e sempre que possível tome um banho e troque sua roupa íntima.

Se você possui histórico familiar de varizes ou tem diagnóstico de trombofilia, ou as veias em suas pernas estão doloridas, usar meias de média compressão poderão aliviar ou mesmo diminuir a incidência das varizes durante a gestação. Converse com seu médico para definir qual o melhor modelo para você. E tente deixar suas pernas levantadas e sentar sempre que puder para ajudar o sangue a circular.

Geralmente as futuras mamães ganham de 2,5 à 5 quilos até esta semana, fique de olho na balança para não ganhar muito peso, o que pode aumentar sua pressão arterial. De qualquer forma, nada de dietas!!! Fale com o seu médico e um nutricionista para manter a alimentação em ordem e não prejudicar você ou seu bebê.

O seu novo desafio será: se vestir. Você pode não estar com aquela barrigona de gestante, porém suas roupas estão muito apertadas, seja na barriga, seja nos seios. A única cura é adquirir roupas para gestante!

Com a barriga crescendo, o seu centro de gravidade também está mudando e isso requer cuidados extras. Tente manter uma postura segura e saudável para prevenir dores nas costas e dores musculares. E nada de levantar objetos pesados. Tente não se levantar rápido caso tenha ficado por um período deitada ou sentada. Esse movimento causa uma queda brusca na pressão arterial e poderá até causar desmaios. Seja cautelosa e permita que seu corpo se ajuste à nova posição.

Devido ao aumento da pressão sanguínea, poderá haver sangramentos em gengivas e nariz da mamãe. Não se assuste.

Lembre-se, gestação não é doença, longe disso, porém é uma fase em que a mulher precisa de mais ajuda e apoio e você precisará pedir para seu parceiro ou pessoas de seu convívio para lhe ajudar em algumas tarefas. Isso não quer dizer você é menos capaz, aproveite esse momento para permitir que as pessoas contribuam mais em seu dia a dia.

Para algumas gestantes o nervo ciático pode se tornar uma grande fonte de dor. Este nervo percorre toda a coluna, passando pelo quadril e descendo por ambas as pernas. À medida que o útero e o bebê crescem pode acontecer deste nervo ser pressionado, causando muita dor na lombar, nádegas e até nas pernas. Se isso acontecer com você, tente dormir de lado (lado esquerdo sempre) e com um travesseiro entre as pernas para aliviar a pressão sobre o nervo. Outra dica é, ao se sentar, tentar manter as pernas apoiadas em um banquinho.

Alimentos ricos em cálcio são importantes para o bebê e para a mamãe, mas não podemos deixar de lado a ingestão de ferro.

Hortaliças folhosas, peixes e frutos do mar são os mais indicados.

E não se esqueça de beber sempre muito liquido!

O estresse pode ser muito prejudicial na gestação. Existem estudos que indicam que o estresse neste período pode repercutir inclusive em parto prematuro. Se você não conseguir, seja no trabalho ou na vida pessoal, desligar um pouco dos problemas, tente procurar opções de atividade física que trazem bem estar para a mamãe e bebê, ou mesmo meditações e ioga própria para gestantes.

Para quem prefere uma atividade mais agitada, ginástica e hidroginástica para gestantes também são uma boa pedida. Mas fale sempre com seu médico antes de iniciar qualquer atividade física!

Procure um oftalmologista, especialmente se você usa óculos ou lentes de contato. É comum haver uma alteração no grau durante a gravidez, além de sentir um grande desconforto no uso de lentes de contato. Isso tente a normalizar após o nascimento do bebê.

É possível que a parte mais escura em volta dos mamilos esteja mudando de tamanho à medida que seus seios crescem e as veias na área dos seios costumam ficar bem mais aparentes. Isso é normal e pode persistir por até um ano depois do nascimento do bebê.

Se não há recomendação médica para o contrário, é seguro manter relações sexuais durante a gravidez. Algumas mulheres têm mais libido durante a gestação, enquanto outras preferem deixar o sexo de lado. As duas coisas são perfeitamente normais.

Você poderá sentir bastante coceira no peito e na barriga, agora que a pele começa a esticar. Tomar banho com água morna pode aliviar. Algumas mulheres garantem que um banho morno com uma solução de farinha de aveia pode aliviar a coceira. Mal não faz, porém não há nenhuma recomendação médica para tal.

Utilize um sabonete suave e hidratante e aplique o creme hidratante na pele ainda úmida após o banho. As roupas podem causar coceira também, procure usar calças que encaixem por baixo da barriga. Calcinhas ou calças que cubram a barriga podem irritar a pele.

Se tiver que se submeter à amniocentese, você provavelmente a fará em breve: a maioria dos médicos realiza o teste antes da 18ª semana de gravidez. “Esse” é o único método mais preciso de identificação de muitos defeitos de nascimento, mas não é um teste que todas as gestantes devem fazer. Geralmente é oferecido a grávidas com idade superior a 35 anos, pois elas apresentam maior risco de ter um bebê com doença genética, como a síndrome de Down. Fale com o seu profissional de saúde sobre os prós e contras.

O Seu Bebê:

  • Tamanho: 11 cm a 13 cm (cabeça-bumbum) ou 19 cm (cabeça aos pés).
  • Peso: 140g.
  • Perímetro Cefálico: 11,2cm a 15,8 cm.
  • Batimentos Cardíacos: 140 a 160 bpm.