4ª Semana

A quarta semana de gestação, para uma treinante de FIV, provavelmente é a de maior ansiedade, pois geralmente ela começa com a fase de implantação do bebê e, diferentemente das mulheres que engravidam naturalmente, ela tem plena consciência do que deve acontecer. Para as treinantes convencionais esta seria a semana de observação do atraso menstrual e da realização do teste de gravidez.

Por fora, o corpo não dará pistas visíveis de mudança, mas, por dentro, já há grandes transformações. Enjoos matinais podem surgir, devido ao aumento de progesterona e de estrógeno. Apesar do desconforto, isso significa que a gravidez começou bem. Se você estiver grávida, cerca de oito dias depois da ovulação, pode ser que você tenha pequenos sangramentos vaginais, como no início da menstruação, e um pouco de cólica. É um sinal de que o zigoto (o óvulo fertilizado) está se alojando no endométrio, a camada de sangue que reveste o útero e que é eliminada a cada menstruação.

Muitas mulheres têm esse tipo de escape e têm certeza de que estão para ficar menstruadas, quando na verdade já estão grávidas.

No caso das treinantes submetidas à FIV, elas terão, dependendo de cada caso, de esperar mais uma semana para a realização do teste de gravidez. E. principalmente, terão de fazer outros cálculos, pois o sangramento de escape dependerá do dia em que o embrião foi transferido para o útero.

De qualquer forma, com ou sem o atraso de alguns dias para a realização do teste de gravidez,pode-se dizer que foi dada a largada para a maravilhosa jornada da gravidez. Para começo de conversa, seu futuro bebê é oficialmente um embrião. A cabeça e a porção caudal se fundem e, a partir de agora, todos os órgãos do corpo dele estão preparados para se desenvolver. O cordão umbilical e a placenta continuam se formando e o cérebro começa a se configurar. Desde a semana anterior, suas estruturas iniciais são capazes de fazer a entrega de oxigênio e nutrientes para o embrião. Ele agora tem tudo do que precisa para crescer: alimento, proteção e, é claro, muito amor.

O tubo neural,a partir de onde vão brotar o cérebro, a espinha dorsal, a medula espinhal e os nervos, se desenvolve na camada superior. O coração e o sistema circulatório começam a aparecer na camada do meio. Ao mesmo tempo, já estão funcionando uma primeira versão da placenta — as vilosidades coriônicas  e o cordão umbilical, que leva nutrientes e oxigênio para o bebê.

Confirmada a gravidez, inicie imediatamente o pré-natal, a rotina de exames para avaliar como está sua gestação.

Alguns sintomas podem ou não aparecer, após a implantação:

1) Fome fora de hora

2) Bicos dos seios mais escuros e veias aparentes.

3) Sangramentos irregulares e cólicas.

4) Aumento da vontade de fazer xixi.

5) Sono e cansaço.

6) Seios inchados e doloridos.

7) Alterações no paladar e no olfato.

8) Enjoos.

9) Atraso Menstrual.

Treinante 1 – 3ª Tentativa: a semana começou muito bem, até as fabulosas cólicas e dores lombares começarem a se manifestar, primeiro veio uma borra que até fez nossa treinante pensar que desta vez tinha sido diferente e o seu positivo iria chegar, mas infelizmente não foi desta vez e, no dia marcado para a realização do Beta, a menstruação desceu e desfez mais uma vez os sonhos de nossa treinante, que agora vai passar por uma nova fase de preparação para a próxima tentativa (sem data definida), que incluirá uma cirurgia complexa, a realização de novas doses de ILP e de novo protocolo pré-FIV.

Algumas treinantes tem perguntado para nossa treinante se é sempre do mesmo jeito que acontece e a resposta é NÃO. Da primeira vez a borra desceu nos dias em que a implantação deveria ocorrer e a menstruação apareceu 2 dias antes da realização do exame. Na Segunda vez, não houve borra e a menstruação só desceu 3 dias após a realização do teste.

Deixe um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s