14ª Semana

Para as futuras mamães que guardaram segredo da gravidez, já deve estar bem difícil de esconder. A barriguinha já está aparecendo e a vontade de montar o enxoval também começa a surgir. Como o período de maior risco de abortos já passou, aproveite para contar a novidade aos seus parentes e amigos e se prepare para muitos carinhos na barriga.

Com a diminuição dos níveis de hormônios neste segundo trimestre, as oscilações de humor, assim como os enjoos vão sumindo e a disposição está voltando. Até mesmo aquela vontade incessante de urinar começa a diminuir.

Caso você tenha piercing no umbigo, pense ficar um tempo sem ele, não por conta do bebê, mas com o aumento da barriga ele começará a esbarrar nas roupas e poderá inflamar ou incomodá-la. Para que o buraco não se feche, certifique-se de passar o piercing por ele a cada 2 dias.

Os seios, que não param de crescer, começam a produzir o colostro. Também é possível notar que as auréolas estão se tornando mais pigmentadas e aumentando seu diâmetro. Isso ocorre por conta do aumento da produção do hormônio melanócito, que estimula a produção de melanina. E ele também é o responsável pelo surgimento da linha nigra, uma linha escura que surge no meio do abdômen e que só irá desaparecer algum tempo depois do parto. Também podem aparecer manchinhas pelo rosto – principalmente próximas ao nariz e boca – são as mesmas que aparecem em algumas mulheres que tomam pílula.

Outra notícia boa é que seus cabelos começam a ficar brilhantes e sedosos.

Com o intestino pressionado pelo útero e como alguns hormônios da gestação relaxam os músculos intestinais, a prisão de ventre pode aparecer ou piorar um pouco mais. A ordem é ingerir muitas fibras e líquidos.

É possível que o médico observe o tamanho de seu útero em todas as consultas pré-natal, medindo a distância entre o osso púbico até o início do útero (o fundo). Geralmente, essa medição se relaciona com a semana da gestação. Agora, ele está a cerca de 14 cm acima da ponta superior do osso púbico, enquanto em 20 semanas, estará a cerca de 20 cm.

 O hormônio progesterona é o culpado por esse probleminha chamado rinite gestacional. Ela aumenta a circulação para as membranas mucosas do nariz, fazendo com que se inchem. Embora, infelizmente, não existam muitos tratamentos, você pode usar um umidificador ou passar um pouco de vaselina para hidratar a pele. Apenas certifique-se de ficar longe de sprays nasais contendo anti-histamínico, se forem inevitáveis verifique com seu médico quais são os procutos mais seguros durante a gestação.

Se houver uma sensação de falta de equilíbrio acompanhada de tontura, dor de cabeça, visão embaçada ou dor, fale com seu médico imediatamente. Ficar meio desajeitada é parte inerente da gravidez, mas problemas de ouvido e de visão, assim como infecções por vírus ou bactérias, também podem tirar seu equilíbrio.

À medida que seu corpo vai se ajustando às mudanças da gravidez, quando você se olha no espelho ou em fotografias perceberá uns quilinhos a mais e, talvez, até um formato um pouco diferente no seu rosto. Em vez de se assustar com tudo isso, aproveite! Invista em roupas que valorizem suas novas curvas, cuide da sua autoestima. Ela é muito importante para você e para seu bebê.

A maioria das mulheres considera o segundo trimestre de gravidez o mais prazeroso, já que fica mais fácil dormir e a barriga não está grande demais para impedir uma boa movimentação. Aproveite esses meses intermediários para nadar, caminhar e fazer atividades aeróbicas de baixo impacto.

Também é hora de voltar a depilar, rsrsrs, se for com cera, tudo bem (evite as lâminas para não se cortar). Lembre-se que você poderá sentir mais dor que o normal. As grávidas têm um maior fluxo de sangue correndo pelo corpo, especialmente na área vaginal, e podem sofrer mais que de costume na hora da depilação.

É boa hora também para organizar uma lista com tudo o que vai precisar para o bebê. Assim você pode começar a pesquisar preços, lojas e ter uma ideia mais precisa de custos. Hospitais e maternidades oferecem cursos para gestante que ensinam os cuidados básicos de um bebê (como dar banho, trocar a fralda, cuidar do umbigo) a pais e mães de primeira viagem.

Analise as tendências dos casais modernos, de buscar a segurança da família através de previdências privadas e armazenamento das células-tronco do sangue e tecido do cordão umbilical, opções importantes que antigamente não existiam.

O Bebê:

Tamanho: 8 e 9,3cm (da cabeça até o bumbum).

Peso: 40g a 60g.

Batimentos cardíacos: 110bpm-160 bpm.

Perímetro cefálico: 7,1cm a 11,7 cm