Fitoterapia

Nunca utilize Medicamento Fitoterápico, sem antes consultar um profissional Fitoterapeuta qualificado, pois apesar de serem naturais, também podem causar efeitos colaterais indesejados e quando mal administrados podem, inclusive, piorar os sintomas. Além disso, esteja ciente de que as ervas podem interferir com outros tipos de medicamentos, por isso sempre informe ao seu Fitoterapeuta sobre quaisquer medicamentos que está utilizando. Da mesma forma, informe ao seu médico sobre quaisquer ervas que você esteja usando antes do início de uma nova receita.

Abacate – Laurus persea: infecções urinárias, cistites, sífilis e uretrite.

Abutua – Chondrodendron platiphyllum: inflamações na bexiga.Contra-indicada: gravidez.

Acanto – Acanthus mollis: vulvovaginite.

Acelga – Beta vulgaris ssp. orientalis: cistites, inflamações na bexiga.

Açoita-cavalo – Luehea speciosa: leucorreia.

Açoita-cavalo – Luehea divaricata: leucorreia.

Agave – Agave americana: sífilis.

Agoniada – Plumeria lancifolia: sífilis. Contra-indicada: na gravidez, durante o aleitamento e para crianças.

Agrião – Nasturtium officinale: sífilis e cistite. Pode causar irritações estomacais e nas vias urinárias, tifo e aborto. Contra-indicada: gravidez (início).

Agrimônia – Agrimonia eupatoria: Cistite. Pode causar fotossensibilidade, arritmia cardíaca, náuseas, vômitos e hipotensão arterial e parada cardíaca.

Amor-perfeito – Viola tricolor: Cistite.

Barbatimão – Stryphnodendron adstringens: uso externo para Gonorreia, Leucorreia, Candidíase e Infecções Vaginais. Não deverá ser utilizado por gestantes. Não deve ser utilizado por longos períodos de tempo.

Chá de Java – Orthosiphon aristatus: infecções urinárias bacterianas. Contra-indicada em casa de insuficiência cardíaca ou renal.

Cranberry/Oxicoco – Vaccinum macrocarpon: Infecções urinárias como a cistite, principalmente se forem repetitivas,   desinfetante das vias urinárias (por depósito de um biofilme protetor sobre as paredes do sistema urinário), o efeito é principalmente preventivo. Beber bastante suco de cranberry diminui as cistites (diminuição de 50% ao ano).

Doses altas de cranberry tem um papel de inibidor enzimático e aumenta a concentração de  determinados medicamentos.

Catuaba – Erythroxylum catuaba: um estudo feito em 2003 no Japão mostrou que o extrato da casca da Catuaba tem um poder de inibição da atividade do vírus HIV, o que mostra um forte potencial do extrato de Catuaba contra infecções oportunistas em pacientes com HIV. Conta-indicada para grávidas, crianças pequenas e pessoas com glaucoma.

Cavalinha – Equisetum arvense: é eficaz em caso de determinadas infecções urinárias, mas infelizmente ela não é suficiente e pode ser necessário complementar com um tratamento antibiótico.

Cebolinha – Allium fistulosum: candidíase.

Chapéu-de-Couro – Echinodorus macrophyllus/Echinodorus muricatus: sífilis. Não deve ser utilizado por pessoas que possuem pressão arterial baixa. Os pacientes que tomam medicamentos contra hipertensão devem tomar cuidado ao usar o chapéu-de-couro com a hipotensão.

Erica cirenea/Urze – Erica cirenea: é uma planta interessante para tratar a cistite, graças ao seu forte efeito diurético.

Erva-capitão – Hydrocotyle bonariensis: sífilis. Contra-indicada: gravidez.

Urtiga – Urtica dioica/ Urtica urens: Cistite. Atenção, o efeito diurético não é aconselhado em caso de determinadas doenças cardíacas.

Guaco – Mikania glomerata: Candidíase. Contra-indicada para pessoas com hipersensibilidade à cumarinas, pessoas com problemas hepáticos e problemas de coagulação (antagonista da vitamina K). Deve ser evitado durante a gravidez e em casos de crianças menores que um ano. Devido à grande quantidade de cumarina, deve ser evitado concominante a tratamentos anti-coagulantes.

Ipê Roxo – Tabebuia impetiginosa: Candidíase. Contra-indicadas para grávidas, pessoas que tomam anticoagulante.

Levístico – Levisticum officinale: Doenças infecciosas na região do sistema urinário. Contra-indicada para Edema na região do sistemas cardíaco e urinário.

Mirtilo – Vaccinum myrtillus: Cistite.

Mulungu – Erythrina mulungu: Infecção Urinária.O mulungu é um sedativo e pode causar sonolência. Em excesso pode causar depressão e paralisias musculares. Por seu efeito hipotensivo, é recomendado que pacientes que utilizem o fitoterápico e ainda façam uso de algum medicamento anti-hipertensivo, tenham sua pressão controlada e monitorada de acordo com as devidas precauções.

Pitangueira – Eugenia uniflora/Eugenia micheli/Stenoclyx micheli: antiinflamatório, antifúngico e antimicrobiano.  Inibição da replicação do vírus Epstein- Barr (causador do carcinoma nasofaringial), ação dos elagitaninos, eugeniflorina D1 e D2. Contra-indicada para cardíacos.

Salsa – Petroselinum crispum: Cistite. Contra-indicada para gravidez, aleitamento, pessoas com doença renal ou com cirrose hepática.

Stévia – Stevia rebaudiana: Candidíase. Atenção é contraceptiva.

Salsão – Apium graveolens: Cistite e outras infecções urinárias. Contra-indicada para grávidas e pacientes renais.

Unha-de-Gato – Uncaria tomentosa: Candidíase, doenças urinárias, gonorreia, herpes. Contra-indicada para mulheres grávidas e lactantes, crianças menores de 3 anos, pacientes de transplantes, enxertos de pele, de terapias de imunossupressão, usuários de hipotensivos, portadores de doenças autoimunes, tuberculose e esclerose múltipla. É contraceptiva.

Uva-ursi – Arctostaphylos uva-ursi: Cistites e outras infecções urinárias.Contra-indicada para grávidas e amamentação.

Uva-do-monte – Vaccinium vitis-idaea: estudos efetuados na Finlândia demonstraram uma redução importante das cistites nas mulheres que a beberam seu suco com regularidade. É comprovado que as moléculas existentes na uva-do-monte modificam a adesão da bactéria Eschericha Coli (principal causadora das cistites) e diminuem o número e a frequência das infecções urinárias.

Deixe um comentário

Deixe um comentário