Fragmentação do DNA Espermático e Super Morfologia

Na fertilização do óvulo, o espermatozoide passa pela descondensação do seu DNA. Alterações nucleares, como a estrutura anormal da cromatina, micro-deleções nos cromossomos, presença de vacúolos, ou fragmentação do DNA, podem reduzir a habilidade do espermatozóide fertilizar o óvulo e produzir embriões.

A Avaliação da Fragmentação do DNA Espermático e a avaliação da Super Morfologia do Espermatozoide são exames aprofundados de investigação da infertilidade, complementares ao espermograma, que proporcionam um diagnóstico mais preciso sobre os espermatozoides funcionais. O exame é realizado pela avaliação dos espermatozóides em aumento superior a 6.300x, permitindo a visualização de estruturas intracelulares, como os vacúolos.

Segundo diversas pesquisas, os vacúolos possuem correlação positiva com lesões da cromatina, má função mitocondrial e maiores taxas de aneuploidia, acarretando menores taxas de gestação, maiores taxas de aborto e podendo transmitir problemas genéticos ao embrião.

O teste avalia a taxa de espermatozoides normais e anormais sob essa nova classificação morfológica, possibilitando diagnosticar possíveis falhas de implantação e abortos.

Principais Indicações:

  • Fator masculino grave (alterações na motilidade, concentração e morfologia)
  • Falhas de Implantação Embrionária
  • Abortos de Repetição
  • Infertilidade sem causa aparente

A realização desses exames específicos é importante para o diagnóstico adequado da infertilidade do casal, evitando tratamentos que podem trazer mais gastos e menos resultados de gravidez. No caso de alterações nos espermatozóides, o tratamento mais indicado é a SUPER ICSI.

A SUPER ICSI é um tratamento semelhante à ICSI, com a diferença da seleção dos espermatozóides normais segundo os critérios da Super Morfologia e injeção desses espermatozóides nos óvulos, para a formação dos embriões.

2 Comentários

2 pensamentos sobre “Fragmentação do DNA Espermático e Super Morfologia

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s