8ª Semana

Na oitava semana você está no finalzinho do segundo mês lunar e faltam somente quatro semanas para o final do primeiro trimestre, é hora de alguns sintomas diminuírem, outros aumentarem e até novos sintomas entram para a lista. A 8ª semana de gestação marca o início do 3ª mês.

Seu útero está do tamanho de uma ameixa ou uma toranja (grapefruit) e sua cintura já começa a sentir essa diferença, porém se for sua primeira gestação seus músculos serão menos distendidos e os ligamentos abdominais mais firmes, ou seja, demora mais para aparecer a tão esperada barriguinha.

Nesta semana você poderá sentir que está com menos “coragem” para fazer exercícios do que normalmente. Com orientação profissional altere seu programa de exercícios para uma série mais tranquila e sem atividades de impacto. É importante manter uma rotina com exercícios leves para evitar o ganho excessivo de peso que podem resultar em problemas obstétricos.

A alimentação leve e balanceada e a cada 3 horas é a melhor forma de evitar enjoos e manter-se saudável para seu bebê.

Beba muito líquido, especialmente água, leite e água de coco.

Não esqueça que as vitaminas maternas não substituem a boa alimentação! Frutas, legumes, saladas verdes, fibras e derivados do leite devem estar sempre em seu cardápio.

Está na hora de consultar seu convênio médico sobre atendimento e demais coberturas para a gestação, parto e futura cobertura para o seu filho. Caso você não possua convênio, informe-se sobre hospitais e médicos que possam lhe atender tanto nas consultas de rotina quanto em emergências.

Use protetor solar todos os dias, protege dos malefícios do sol além de prevenir as manchinhas da gravidez.

Nunca use produtos de beleza com ácido retinoico ou ureia sem consultar seu médico, essas substâncias podem prejudicar o desenvolvimento bebê.

Para melhorar a circulação, caminhe diariamente, deite-se sobre o seu lado esquerdo, eleve as pernas, sentar sem cruzá-las, use meias elásticas. Todas essas recomendações podem ajudá-la a prevenir uma circulação lenta.

Alguns dos hormônios essenciais na gravidez são responsáveis pela tendência de reabsorver sódio, causando retenção hídrica.A fim de amenizar esse efeito sobre o corpo, uma das possibilidades é recorrer à drenagem linfática, que previne e trata complicações decorrentes da gestação, auxiliando no alívio de problemas circulatórios e musculares, bem como de outros problemas relacionados às mudanças hormonais, tais como enxaqueca, insônia, constipação intestinal e cansaço, além de proporcionar relaxamento à gestante.

É importante conversar com seu médico sobre o procedimento durante as consultas de pré-natal. Uma vez autorizadas pelo obstetra, as sessões podem ter início logo nas primeiras semanas de gestação.

Não adicionar sal na salada, comer somente frutas, iogurte e cereais no café da manhã e não beber refrigerantes são medidas muito fáceis e eficientes para reduzir significativamente a quantidade de sódio diária ingerida.

Sintomas:

  • Náuseas e Azia: tente não se forçar a comer alimentos que lhe causam repulsa somente por serem saudáveis, respeite seu corpo.
  • Vontade frequente de urinar e refluxo.
  • Pode aparecer um leve corrimento vaginal de cor clara e sem odor.
  • Pode sentir dor na parte inferior do seu abdome por causa do crescimento do útero ou de sua contração. O útero cresce, mas ainda não é perceptível por fora.
  • Os cabelos poderão ficar mais grossos e brilhantes, porém mais oleosos, assim como sua pele.
  • Podem aparecer acnes e manchas na pele devido aos hormônios placentários. Essas alterações desaparecem no segundo trimestre ou ao final da gestação.
  • As suas mamas também devem estar mais pesadas, um sutiã reforçado poderá ajudar a evitar dores nas costas.
  • Você poderá sentir dor em suas costas. Elas não são causadas necessariamente por conta da postura ou peso do ventre, mas por conta dos hormônios da gestação. Fale com seu médico sobre qualquer dor ou desconforto para que ele lhe indique a melhor forma de tratar ou evitar que essas dores se prolonguem.
  • A anemia também é comum nesta fase da gravidez, que normalmente ocorre no final do primeiro mês até o começo do terceiro trimestre da gravidez, e o  suprimento de sangue aumenta cerca de 50%, e por isso a necessidade do ferro duplica durante este período, é comum a indicação do uso de suplementos de ferro pelo médico obstetra que acompanha a gravidez.
  •  As gengivas tornam-se frágeis e a ocorrência de gengivite também é comum.
  • Constipação Intestinal/Prisão e de ventre: manter uma dieta rica em fibras é fundamental para evitar o problema. Frutas, como mamão, ameixa, damasco, morango, abacaxi e laranja com bagaço são as mais indicadas para comer no café da manhã e entre as refeições. Beber bastante líquido diariamente é outra dica importante, dando preferência à água e aos sucos naturais sem açúcar ou adoçantes, já que esses produtos fermentam e causam gases.

O Bebê:

  • Seu bebê já está medindo entre 13mm e 20mm.
  • Peso: 1g.
  • Seu coração palpita a 149-172 batidas por minuto.

Exames:

  • Nesta semana o médico poderá realizar uma ultrassonografia, para confirmar se o bebê está realmente no útero, e se são gêmeos ou não. No entanto, ainda não é possível descobrir se o feto é menino ou menina pelo ultrassom, mas existe um exame de sangue que já permite saber o sexo do bebê a partir desta semana (esse tipo de exame não costuma ser coberto pelos planos de saúde).